MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Marinha Mercante do RJ divulga edital com 143 vagas

Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) divulga edital de processo seletivo com vagas para os cursos de formação e adaptação da Marinha Mercante no Rio de Janeiro.

Yahell Luci Lima
Publicado em 17/04/2015, às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) lançou edital de processo seletivo com 143 vagas para os cursos de formação e adaptação da Marinha Mercante no Estado do Rio de Janeiro.
Os cursos de formação de aquaviários moço de convés – CFAQ-I C (32 vagas) e moço de máquinas – CFAQ-I M (22) exigem apenas o ensino fundamental completo e serão constituídos por período escolar (realizado em sala de aula) e período de instrução no mar – PIM (ministrado a bordo de embarcações mercantes).
Já o curso de adaptação para aquaviários (60) – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde – exige o nível fundamental e curso de capacitação específico na área de atuação. O curso de adaptação será realizado apenas em período escolar.

Prepare-se para o concurso da Marinha

Vídeoaulas para MarinhaSimulado para Marinha
Ambos os cursos aceitam candidatos dos sexos masculino e feminino, desde que eles tenham no mínimo 18 anos em 30 de abril de 2015. As aulas começarão a ser ministradas no segundo semestre de 2015 gratuitamente em regime de externato. Os alunos receberão material escolar, por empréstimo, e merenda, mas não haverá alojamento.
Ao terminar o Curso de Formação de Aquaviários CFAQ-I C ou CFAQ-I M com sucesso, o que se dá somente após a aprovação do período de estágio, o aluno será declarado Moço de Convés ou Moço de Máquinas. Para o Curso de Adaptação para Aquaviários CAAQ-CT/S, o aluno aprovado no período escolar ingressará na Seção de Câmara, como Cozinheiro (CZA) ou Taifeiro (TAA); ou na Seção de Saúde, como Auxiliar de Saúde (ASA) ou Enfermeiro (ENF). Os formandos também receberão certificados nos modelos DPC-1000 e DPC-1034.

Inscrições e provas

Os interessados em participar do processo seletivo para os cursos da Marinha Mercante devem se inscrever até o dia 30 de abril pela página eletrônica do CIAGA (www.ciaga.mar.mil.br) e pagar uma taxa de R$ 50.
O processo seletivo será realizado por meio de exame de conhecimentos, verificação de documentos, apresentação de atestados médicos e realização dos testes de suficiência física (natação e permanência dentro d’água). 
De acordo com o edital, o exame de conhecimentos será composto por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha sobre português e matemática no dia 14 de junho.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Marinha

Marinha - Marinha do Brasil
Vagas: 143
Taxa de inscrição: R$ 50
Cargos: Moço de máquinas, Aquaviário, Moço de convés
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: RJ

+ Agenda do Concurso

15/04/2015 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
30/04/2015 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
14/06/2015 Prova Adicionar no Google Agenda
13/06/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.