MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

2º dia de provas do Enem 2018 será no domingo (11)

Milhões de brasileiros participarão do segundo dia do Enem, com provas de ciência da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias

Douglas Terenciano
Publicado em 05/11/2018, às 09h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No próximo domingo, dia 11 de novembro, acontecerá o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aplicação das avaliações de ciência da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Mais de 5 milhões de brasileiros estão inscritos para participar desta edição em diversos municípios do país. O fechamento dos portões será às 13h.

Prova Enem 2018

No segundo dia de provas do Enem, os estudantes responderão questões de ciência da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração máxima de 5 horas. Vale destacar que o exame será personalizado com o nome e o número de inscrição do participante. Os únicos tipos de canetas permitidas são as de corpo transparente e tinta preta.  

O primeiro dia de exame, que foi aplicado no último domingo, os inscritos no Enem prestaram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A duração foi de 5 horas e 30 minutos.

Local de prova Enem 2018

O local e o endereço da prova é o mesmo do primeiro dia de exame e pode ser consultado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), https://enem.inep.gov.br. É importante ressaltar que a programação do exame é regulada conforme o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. Já o início das provas está marcado para às 13h30.

Documentação obrigatória para a prova

Os inscritos para o Enem devem ficar atentos a documentação obrigatória para sua apresentação: documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho ou carteira de reservista. Vale ressaltar que não serão aceitas cópias autenticadas. Caso o candidato tenha a documentação furtada ou roubada antes da prova, poderá apresentar um boletim de ocorrência registrado em até 90 dias.

Eliminação do candidato

O edital prevê a eliminação de candidatos que portarem alguns materiais durante a aplicação do exame. É vedado o uso de: caneta não transparente, lápis, borracha e lapiseira; boné, chapéu, gorro e outros acessórios de chapelaria; celular, tablet, pen drive, calculadora e outros tipos de equipamentos eletrônicos; fone de ouvido; e óculos escuros.

Dicas para o segundo dia de provas do Enem 2018

Confira algumas dicas de estudo sobre as matérias mais cobradas por área e disciplina no Enem. Essas dicas foram baseadas em edições anteriores do exame e vale ressaltar que nem todas as matérias citadas podem aparecer na avaliação, assim como determinada matéria poderá cair em mais de uma questão.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Física - Usinas e instalações residenciais; óptica; ondas; hidrostática; eletricidade; calorimetria; mecânica; e acústica.

Química - Estequiometria; unidades de concentração; pH e pOH; radioatividade; cadeias carbônicas; eletroquímica; soluções; e oxidação.

Biologia - Problemas ambientais; ecologia e sustentabilidade; imunização; problemas ambientais; evolução; ciclos do carbono, nitrogênio e água; genética e mutações; e citologia.

MATEMÁTICA

Operações com frações; análise combinatória; porcentagem; matemática básica; análise de gráficos; análise de tabelas; estatística básica; e progressões (PA e PG).

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Entretanto, o uso dos resultados é diferente para cada público. Os resultados só podem ser usados para acesso à educação superior e aos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante nessa etapa de ensino por participantes com mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do exame e que tenham concluído o ensino médio em ano anterior ao da edição do exame.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.