MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

"Quero sair do meu emprego e estudar para concurso"

Isso é impossível sem que haja um mínimo de planejamento, afinal você não deixará de viver nesse período que se dedicará aos estudos, não é?

Lucas da Silva e Silva
Publicado em 11/10/2016, às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
No artigo desta semana vamos falar sobre a realidade que existe para alguns concurseiros que sonham com aqueles concursos mais concorridos, que, muitas vezes, demandam exclusividade para os estudos. O tema da vez é: abandonar o emprego para se dedicar aos estudos pensando em alguma nomeação no futuro.
Pois bem, isso é impossível sem que haja um mínimo de planejamento, afinal você não deixará de viver nesse período que se dedicará aos estudos, não é? E é nesse planejamento que eu lhe ajudarei. Quanto tempo é o necessário? Tudo começa com essa pergunta. Claro que não temos como afirmar com absoluta certeza. Mas se deve ter alguma previsão do tempo necessário para estudo para o tipo de concurso que você está se preparando. Isso é importante, pois irá impactar na reserva financeira que você precisará ter para se dedicar a esse novo projeto de vida. Começando pelas despesas fixas Após estimar o tempo necessário de estudos, você precisa verificar quais são as suas despesas fixas, ou seja, aquelas que não existe a opção de não realizar o pagamento (energia elétrica, água, alimentação, higiene, vestuário etc). Veja o quanto você gasta por mês e multiplique pelos meses necessários (verificado na pergunta anterior). Essa seria uma ideia da reserva financeira inicial que você deveria ter guardada nesse momento. Não esqueça do lazer É importante lembrar que não são apenas as despesas fixas citadas acima que você terá durante esse período, afinal, ninguém vive sem lazer e diversão, que são itens essenciais inclusive para o seu bom rendimento nos estudos. Aqui entraria uma cota mensal para cinema, esportes, restaurantes diferentes etc. Faça uma estimativa mensal e adicione no valor das despesas fixas. Existe alguma renda extra? Se houver a possibilidade de você conseguir uma renda extra nesse período, que não demande as oito horas do dia, como um trabalho “convencional”, você deve considerar no cálculo. Alguma atividade que você possa fazer de casa, por exemplo. Rescisão e Seguro-desemprego Para você que trabalha no regime da CLT (assalariados), lembre-se de que você vai levar algum valor na hora da rescisão do seu contrato de trabalho e também, naqueles casos em que for uma demissão, terá o seguro desemprego por algum tempo. Esses dois fatores podem ajudar para formar a reserva necessária para sua tranquilidade.
Agora é só começar os cálculos e os estudos. Tudo depende da sua vontade e foco. Você consegue! Bons estudos e boa sorte, sempre! Lucas da Silva e Silva é graduado em administração de empresas e professor de conhecimentos bancários na A Casa do Concurseiro
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.