MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mais de 24 mil vagas de estágio abertas no Brasil

O Dia do Estagiário será comemorado no próximo sábado, dia 18 de agosto. Confira milhares de vagas abertas para estudantes de todos os níveis escolares

Douglas Terenciano
Publicado em 15/08/2018, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No próximo dia 18 de agosto (sábado) será comemorado o Dia do Estagiário, ressaltando a importância dessa mão de obra. É cada vez mais comum as empresas da iniciativa privada, e também diversos órgãos públicos, buscarem novos talentos com vontade de aprender, energia e proatividade, nas universidades ou escolas técnicas. Pensando em auxiliar estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, reunimos diversas notícias com milhares de vagas de estágio. Confira!

Vagas de estágio abertas em todo o Brasil

O Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) prevê a abertura de aproximadamente 22.500 vagas de estágio até o próximo mês de setembro, que é considerado a segunda temporada de estágio para estudantes de todos os níveis de escolaridade. As oportunidades surgirão em todas as regiões do Brasil, nos períodos matutino e noturno.

Clique aqui e veja as vagas de estágio no Nube

O Facebook está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2019, com oportunidades para estudantes do ensino superior de quaisquer cursos de graduação nas áreas de humanas e exatas. Candidatos de todas as regiões do Brasil podem participar do processo seletivo, desde que tenham disponibilidade para estagiar no escritório da empresa, em São Paulo.

Saiba mais sobre as vagas de estágio no Facebook clicando aqui

O banco de investimentos BTG Pactual está com inscrições abertas para o seu Programa de Estágio de Férias 2019, com vagas para estudantes do ensino superior nos escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter interesse em atuar no mercado financeiro.

Clique aqui para saber mais sobre as vagas de estágio no BTG Pactual

A Rhodia, produtora de especialidades químicas e pertencente ao Grupo Solvay, recebe inscrições para seu Programa de Estágios 2019, com a previsão de contratar 50 estudantes do ensino superior. As vagas são para atuação na unidades industriais de Paulínia/SP, Santo André/SP e São Bernardo do Campo/SP, além do escritório central da empresa, em São Paulo/SP.

Clique aqui para as vagas de estágio na Rhodia

A P&G, empresa de bens de consumo, está com inscrições abertas para vagas de estágio destinadas aos estudantes do ensino superior. As oportunidades são para atuação no escritório de São Paulo/SP e na fábrica e no Centro de Inovação, ambos localizados na cidade de Louveira/SP.

Clique aqui para as vagas de estágio na P&G

O Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (ECA USP) realizará, nos dias 28 e 29 de agosto, a 4ª edição da feira de recrutamento Matraca, destinada aos estudantes de comunicação em busca de uma vaga de estágio. Haverá também palestras, lounges e workshops para os participantes interessados.  

Clique aqui para saber mais sobre a feira de estágio na USP

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) seleciona estudantes de nível superior visando ao preenchimento de 898 vagas de estágio no Estado de Pernambuco.

Clique aqui para as vagas de estágio no CIEE de Pernambuco

A Raízen, produtora de açúcar, etanol e bioenergia, está com inscrições abertas para o Programa Talentos Raízen 2019, destinado aos estudantes do ensino superior e recém-formados de diversas áreas. Ao todo, são oferecidas mais de 150 vagas em unidades da companhia nos Estados de São Paulo, Amazonas, Goiás, Pará, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará, além do Distrito Federal.

Saiba mais sobre as vagas de estágio na Raízen clicando aqui

A Diebold Nixdorf, atuante nas áreas financeira e de varejo, inscreve estudantes do ensino superior para 33 vagas de estágio, nas cidades de São Paulo/SP e Indaiatuba/SP. Os candidatos devem ter formação prevista para dezembro de 2020 e inglês intermediário.

Clique aqui para as vagas de estágio na Diebold Nixdorf

A partir do dia 13 de agosto, a White Martins, especializada em gases industriais e medicinais, receberá inscrições para seu Programa de Estágio Novos Ares 2018, com 40 vagas para estudantes do ensino superior de diversas áreas. Há oportunidades para estagiar em unidades da empresa nos Estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Confira a notícia completa sobre as vagas de estágio na White Martins

A Mars, detentora de diversas marcas alimentícias, recebe inscrições para vagas de estágio que poderão surgir em diferentes áreas e localidades em que a companhia atue, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.

Clique aqui para mais detalhes sobre as vagas na Mars

A Eurofarma, atuante no segmento farmacêutico, inscreve estudantes do ensino superior para 17 vagas de estágio na área de pesquisa & desenvolvimento. Os selecionados atuarão no complexo industrial da empresa em Itapevi, município situado na região metropolitana de São Paulo.

Saiba mais sobre as vagas de estágio na Eurofarma

A Braskem, produtora de resinas termoplásticas, está com inscrições abertas para seus programas de estágio técnico e universitário, com cerca de 310 vagas para estudantes dos ensinos técnico e superior de diversas áreas. Há oportunidades nos Estados de São Paulo, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Clique e leia mais sobre o programa de estágio da Braskem

Veja dicas úteis para conquistar uma vaga de estágio

Currículo atrativo - É grande o número de candidatos que são vetados para uma vaga de estágio muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Dicas para entrevista - Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de estágio oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.

A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.

Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.

Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas.

Evite erros no português - Muitos estudantes perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Quer ser efetivado? - Já conquistou a tão sonhada oportunidade de estágio e quer crescer na empresa? Fique atento em cinco fatores que poderão elevar suas chances de ser efetivado.

O primeiro passo é ser proativo, ou seja, mostrar interesse e iniciativa sempre, além de se familiarizar com as necessidades da área e estar apto a ajudar nas demandas apresentadas.
Aceitar feedback (retorno) é outro fator. Esteja aberto e atento. O estagiário é um profissional em franca formação. A terceira dica é cumprir todos os compromissos assumidos, aspecto 100% ligado com a responsabilidade. Neste caso, nos referimos a prazos e materiais a ser produzidos, como relatórios ou qualquer outra atividade.

O quarto fator é dedicar-se a fazer novos contatos (networking), afinal nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional. Por isso, conquistar parcerias é mais um item. Lembre-se de contribuir com todos a sua volta, sem levar em conta o nível hierárquico. Dessa forma, quando precisar, terá aliados no seu entorno.

Por último, e não menos importante, é necessário usar o poder da simpatia e felicidade, pois os entusiastas, independentemente do desafio, sempre encontram uma maneira de solucioná-lo.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.