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Concurso Banestes 2023

Orgão: BANESTES
Nº vagas:Não definido
Taxa de inscrição: De R$ 55,00 Até R$ 75,00
Cargos: Técnico, Analista, Assistente
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 3652,00 Até R$ 3960,00
Organizadora: FGV
Estados com Vagas: ES

Agenda

Abertura das inscrições12/12/2022
Encerramento das inscrições13/01/2023
Prova05/03/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 02/04/2018, às 13h31 - Atualizado em 06/03/2023, às 18h00


Acabam de ser publicados três editais do concurso do Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo). A seleção visa à formação de cadastro reserva de cargos de níveis médio e superior, para reposição do quadro funcional de empregados.

Resumo do edital

Cargos e salários

Candidatos que têm o ensino médio completo podem se inscrever para as funções de assistente securitário e técnico bancário. A remuneração é de R$ 3.652,05, sendo composta por salário base de R$ 2.921,64 e gratificação de 25% estabelecida em acordo coletivo, que neste ano corresponde a R$ 730,41, podendo não ser prevista nas próximas convenções coletivas.

Para nível superior, há oportunidades para os cargos de analista de comunicação, analista econômico financeiro – gestão contábil, analista econômico financeiro – gestão financeira, analista econômico financeiro – gestão estatística e assistente social. A remuneração é de R$ 3.960,13, sendo composta por salário base de R$ 3.168,10 e gratificação de 25% estabelecida em acordo coletivo, que neste ano corresponde a R$ 792,03, podendo não ser prevista nas próximas convenções coletivas.

Benefícios

Além dos vencimentos, os servidores do Banco do Estado do Espírito Santo ainda recebem os seguintes benefícios, de acordo com convenção coletiva/acordo coletivo vigente:

  • auxílio refeição no valor de R$ 1.046,32;
  • auxílio cesta alimentação no valor de R$ 852,88;
  • auxílio creche/auxílio babá no valor mensal de R$ 602,81;
  • vale-transporte;
  • participação nos lucros ou resultados e remuneração variável;
  • direito de participação no plano assistencial (BanesCaixa) e previdenciário complementar (Fundação Banestes) e plano odontológico (Odontoprev); e
  • possibilidade de desenvolvimento profissional.

Atribuições de alguns cargos

ASSISTENTE SECURITÁRIO: 1. Atender ao público em geral, executando os serviços solicitados e/ou prestando informações ou encaminhando-os a outros setores, quando necessário; 2. Manter contatos internos e externos para obter informações, prestando esclarecimentos, a fim de solucionar problemas relativos à sua unidade de trabalho; 3. Acompanhar e auxiliar nas fases de planejamento, organização, coordenação e execução de atividades de ordem administrativa, financeira, técnica e operacional, desenvolvidas na área onde estiver atuando; 4. Executar trabalhos técnicos do setor onde estiver lotado, distribuir tarefas e proceder a orientação necessária ao fluxo normal do desenvolvimento das atividades; 5. Analisar e interpretar dados, bem como elaborar relatórios, planilhas, correspondências e demonstrativos para efetivação das operações realizadas pela Empresa, em geral; 6. Operar máquinas diversas e microcomputador, acionando os dispositivos básicos de comando dos processadores de texto, planilhas, banco de dados e outros softwares, para executar os serviços de rotina em atendimento às necessidades da área onde estiver atuando; 7. Revisar datas, especificações, cálculos, autenticações mecânicas, totais acumulados e outras informações recebidas ou preparadas em sua área de atuação, comparando com os documentos originais, quando necessário; 8. Auxiliar a chefia na assistência e orientação prestada às áreas da Empresa, bem como analisar, interpretar e acompanhar a aplicação de leis e normas trabalhistas, previdenciárias e tributárias, monetárias e fiscais; 9. Analisar os recursos disponíveis, os métodos e as rotinas de serviço, colhendo informações junto ao pessoal ou por outros meios, visando avaliar, propor, estabelecer, alterar e ou aperfeiçoar práticas e procedimentos administrativos e operacionais; 10. Acompanhar o desenvolvimento e a implantação de projetos oriundos da sua área de atuação para as Unidades da Banestes Corretora de Seguros; 11. Examinar problemas fora de rotina, trazidos por clientes ou outros setores apresentando alternativas de solução; 12. Redigir correspondências, preencher formulário, montar processos, relatórios e outros documentos, segundo normas preestabelecidas, efetuando cálculos e conferindo documentações para compor os instrumentos de rotina da área onde estiver atuando; 13. Organizar e arquivar documentos de movimentos diários e periódicos, correspondências, normativos e outros papéis recebidos; 14. Promover a venda, administração e renovação das apólices de seguros; 15. Participar de processos licitatórios representando a Corretora; 16. Efetuar alterações, exclusões e inclusões nas apólices de sua responsabilidade quando solicitado; 17. Providenciar a entrega de documentação (apólices, certificados, etc ...) pertinentes às contratações efetivadas; 18. Prestar orientações e esclarecimentos quanto aos riscos contratados; 19. Efetuar visitas com apresentação de portfólio dos produtos disponíveis para venda; 20. Realizar vistoria prévia dos riscos na contratação de seguros; 21. Acompanhar a implementação e o cumprimento das metas estipuladas; 22. Acompanhar os clientes nos procedimentos de regulação de sinistros; 23. Atender aos usuários na recepção e transmissão de dados e relatórios; 24. Selecionar e montar, nas unidades correspondentes, as mídias necessárias à execução do serviço, guiando-se pelo fluxograma do sistema fornecido e outras indicações, para possibilitar o processamento das informações; 25. Acompanhar nos serviços em execução, interpretando as mensagens dadas pelo computador, verificando mensagens e concordância aparente de resultados e outros fatores de importância, para detectar eventuais falhas de funcionamento; 26. Manter mídias e relatórios em local seguro e em bom estado de conservação; 27. Executar outras tarefas correlatas relacionadas à sua atividade e necessárias aos interesses da Empresa.

TÉCNICO BANCÁRIO: 1. Executar atividades de ordem bancária, administrativa, técnica, financeira, comercial e operacional, específicas da área de atuação, visando ao cumprimento das metas e alcance dos resultados da área; 2. Atender aos clientes e ao público em geral, identificar suas necessidades, prestar informações, executar os serviços solicitados ou encaminhar à área competente; 3. Manter contatos internos e externos para subsidiar as áreas com dados e informações visando à adoção de medidas e soluções necessárias ao desenvolvimento das atividades; 4. Elaborar, emitir e/ou conferir relatórios, planilhas, demonstrativos técnicos e financeiros, bem como interpretar os dados para efetivação das atividades realizadas; 5. Atualizar e manter dados em sistemas e aplicativos utilizados na sua área de atuação; 6. Realizar a divulgação e a venda de produtos e serviços do Banco e demais empresas do Sistema Financeiro Banestes - SFB e identificar oportunidades de negócios; 7. Realizar cobrança aos clientes com contratos em situação de atraso ou prejuízo; 8. Realizar cancelamento e sustação de cheques, mediante autorização do gerente; 9. Transmitir imagens de documentos através de sistemas informatizados; 10. Preparar a documentação referente à exclusão de clientes do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos – CCF; 11. Simular, incluir e formalizar Proposta de Negócio – PN; 12. Lançar dados referentes aos títulos para desconto de recebíveis; 13.Redigir correspondências em geral; 14. Realizar abertura e encerramento de contas judiciais, efetuar inclusão de depósitos e levantamento de saques judiciais mediante análise da documentação do beneficiário e confirmação do alvará e/ou mandado com a área competente; 15. Conferir documentação de clientes e realizar cadastros (inclusão, atualização e renovação), abertura e encerramento de contas, mediante autorização gerencial; 16. Prestar suporte aos empregados das unidades da rede de agências e da Direção Geral no que se refere aos produtos e serviços da área; 17. Realizar a conciliação das contas contábeis; 18. Atender as solicitações de criação de usuários e atribuição de permissões de acesso para os empregados do Sistema Financeiro Banestes – SFB; 19. Organizar, controlar e manter atualizados arquivos, relatórios e demais documentos da área; 20.Arquivar as informações necessárias à execução dos serviços em mídias adequadas e mantê-las em local seguro e em bom estado de conservação; 21. Conferir notas fiscais e encaminhar documentação à área competente, para pagamento; 22. Liberar ordens de pagamento, bem como realizar operações de compra e venda de moeda estrangeira; 23. Orientar e habilitar o público em geral para a utilização dos canais eletrônicos e Correspondentes; 24.Executar outras atividades correlatas, de mesma natureza e grau de complexidade, necessárias aos interesses da instituição.

Dica de estudo: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Edital e Anexos


Abertura Edital III - concurso Banestes

Abertura (05/03/2018) Edital - concurso Banestes

Abertura Edital II - concurso Banestes

Abertura (28/10/2021) Edital nº 01/2021

Abertura (12/12/2022) Edital nº 01/2022 (Banestes)

Abertura (12/12/2022) Edital nº 01/2022 (Banestes Corretora)

Abertura (12/12/2022) Edital nº 01/2022 (Banestes Seguros)

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BANESTES: provas do Concurso ocorrem hoje

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concurso do Banestes: agência do Banco do Estado do Espírito Santo - Divulgação

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