X

Concurso

  • indique
  • imprimir
    Concurso inédito

    Defensoria/AP: edital pode ser publicado em março

    Publicação foi confirmada pelo Secretário de Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar. Seleção será destinada para quem possui formação em direito

    AP

    Defensoria

    Alertas Concursos Defensoria

    A espera está chegando ao final para quem pretende participar do primeiro concurso público da Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap)  para a carreira de defensor. Acontece que, em declaração para a imprensa no último dia 2 de março, o Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Ericláudio Alencar, confirmou que pretende publicar o edital ainda em março, juntamente com outros dois concursos, para as Polícias Civil e Militar. A expectativa é de que o edital contemple 30 oportunidades, mais cadastro reserva de pessoal.

    A aplicação das provas está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre.

    Um ponto pendente, que deve ser confirmado no decorrer dos próximos dias, é o nome da banca organizadora do certame.

    Além de defensor, o órgão já cogita a realização de outro concurso, para preenchimento de vagas administrativas, previsto para ocorrer assim que encerrada a seleção de defensores.

    Defensor


    Sobre o número de vagas do concurso para defensor, o subdefensor geral do Estado, Eduardo Tavares, explicou o seguinte: "Sabemos que o Estado tem a necessidade de um número maior de defensores, mas por enquanto é o que o Estado pode fazer. Os aprovados serão chamados aos poucos, de acordo com a disponibilidade financeira e orçamentária".

    O concurso Defenap foi anunciado pelo governador Waldez Góes em agosto de 2015, durante reunião com representantes da Procuradoria da República, Defensoria Pública da União (DPU) no Amapá, Defenap, Procuradoria da Justiça, Associação Nacional de Defensores Públicos Federais e Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE/AP).

    Sobre o cargo de defensor público


    A carreira de defensor público é destinada aos profissionais com bacharelado em direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial não foi revelada.

    Com relação ao cargo, o defensor público é o funcionário público estadual ou federal a quem incumbe o desempenho das funções de orientação, postulação e defesa dos direitos e interesses das pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado. Sua atuação equivale à do advogado de um particular, porém é voltada ao público carente de recursos para a contratação de um profissional privado
      • 31/03/2017 (sexta-feira) - Previsão de Concursos

      Ficha técnica do Concurso Defensoria

      Concurso: Defensoria
      N de vagas: 30
      Cargo: Defensor público
      Escolaridade: Superior
      Estados com Vagas: AP
      Área de Atuação: Judiciária / Jurídica
      Faixa de Salário: De R$ - até R$ -
      Taxa de Inscrição:
      Organizadora: O próprio órgão
      Cidade:

      Vídeo do Concurso Defensoria

      Saiba mais sobre a técnica da leitura dinâmica


      Concursos Relacionados

      Veja todas as notícias