X

Concurso

  • indique
  • imprimir
    Quatro carreiras

    Polícia Civil/PI: anunciado concurso para 190 vagas

    O governador do Piauí autorizou a abertura do concurso da Polícia Civil para os cargos de delegado, agente de polícia civil, escrivão e perito

    PI

    Polícia Civil

    Alertas Concursos Polícia Civil

    No último dia 3 de julho, o governador do Estado do Piauí autorizou a abertura do concurso da Polícia Civil com um total de 190 vagas. O anúncio ocorreu durante uma reunião que teve a participação do secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu; do secretário de Governo, Merlong Solano; e do delegado-geral da Polícia Civil, Riedel Batista.

    A seleção contemplará 20 oportunidades para o cargo de delegado, 120 para agente de polícia civil, dez para escrivão e 40 para perito. Todas as carreiras se destinam aos profissionais com formação superior completa. 

    O governador disse que "a segurança é nossa prioridade. Mesmo com grandes dificuldades, autorizei concurso para PM, Bombeiros e agentes penitenciários. Já chamamos quase mil policiais e agora a atenção à Polícia Civil. É um momento em que tomamos uma decisão em prol da segurança do povo do Piauí”.

    Agora, o próximo passo para a realização do concurso da Polícia Civil/PI é a constituição da comissão que ficará com a responsabilidade de preparar todos os detalhes do certame, inclusive escolher a banca organizadora.

    O delegado-geral Riedel Batista afirmou que há uma grande probabilidade de serem lançados quatro editais, um para cada função. Eles devem ser publicados em breve, ainda mais que a previsão é de que as provas ocorram em 2017.

    Sobre o último concurso da Polícia Civil/PI


    Foi em 2014 que o órgão publicou edital com 40 ofertas, sendo 20 para delegado e 20 para escrivão de polícia. Na ocasião, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe/Uespi) teve a tarefa de organizar o processo seletivo.

    A triagem constou de provas objetivas com 60 questões para escrivão (20 de língua portuguesa, dez de noções de lógica, dez de noções de informática, dez de conhecimentos gerais e dez de noções de direito) e 80 perguntas para delegado (15 de língua portuguesa, cinco de noções de informática, 12 de direito penal, 12 de direito processual penal, dez de direito constitucional, dez de direito administrativo, oito de direito civil, quatro de legislação especial e quatro de legislação aplicada). Posteriormente, houve exames de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
      • 30/09/2017 (sábado) - Previsão de Concursos

      Ficha técnica do Concurso Polícia Civil

      Concurso: Polícia Civil
      N de vagas: 190
      Cargo: Delegado, Agente, Escrivão, Vários cargos
      Escolaridade: Superior
      Estados com Vagas: PI
      Área de Atuação: Segurança Pública
      Faixa de Salário: De R$ - até R$ -
      Taxa de Inscrição:
      Organizadora: O próprio órgão
      Cidade:

      Vídeo do Concurso Polícia Civil

      William Douglas dá dicas para a sua aprovação


      Concursos Relacionados

      Veja todas as notícias