X

Concurso

  • indique
  • imprimir
    Contra abusos e fraudes

    Lei Geral dos Concursos: grupo irá propor sugestões

    Grupo terá o intuito de subsidiar a elaboração da Lei Geral dos Concursos, com o objetivo de sanar problemas como o cadastro reserva de pessoal e a escolha da banca organziadora

    AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

    Senado

    Alertas Concursos Senado

    Durante audiência realizada no último dia 30 de junho, no Senado Federal, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), ficou acertada a criação de um grupo que ficará responsável por propor sugestões e elaborar a Lei Geral dos Concursos.

    O grupo terá como integrantes senadores, deputados, especialistas no assunto e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras entidades. Para definir a lei, o grupo se baseará no conjunto de propostas que tramita em conjunto na Câmara dos Deputados, como o PLS 74/2010, de autoria do governador de Goiás, Marconi Perillo.

    Um dos objetivos do PLS 74/2010 é a proibição de concurso com apenas oportunidades de cadastro reserva ou com oferta simbólica de vagas. Tal medida se aplicaria às seleções para cargos e empregos públicos da administração direta, autarquias, fundações, empresas públicas e outras entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estado, Distrito Federal e municípios.

    O professor e especialista em concursos Edgar Abreu participou da audiência e comentou que, atualmente, um dos grandes problemas na área está relacionado com as prefeituras. Ele explicou que é que nos municípios que estão mais de 90% dos registros de cancelamento e anulação de concursos por conta, principalmente, de fraudes.

    Um dos problemas apontados por Abreu é o de que as principais bancas organizadoras não têm o intuito de organizar concursos pequenos, portanto, as contratadas acabam sendo as menos conhecidas. E o pior é que não há nenhum tipo de fiscalização. A solução apontada pelo professor é a de regulamentar as atividades das organizadoras, que precisariam atender a padrões mínimos.

    Outra proposta sobre a Lei Geral dos Concursos


    Editais sem publicidade ou com prazo curto de inscrição; ausência de indicações bibliográficas; taxas de inscrição elevadas. Esses são alguns problemas enfrentados por candidatos a concurso público, que podem ser combatidos pela proposta de emenda à Constituição (PEC 75/2015) aprovada, nesta quarta-feira (15), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, que institui a lei geral sobre concursos públicos.

    A proposta é de autoria do ex-senador Douglas Cintra (PTB-PE), que chamou atenção para o registro da maioria dessas distorções e fraudes nos municípios, especialmente os de pequeno porte. Sua intenção é abrir caminho para a elaboração de uma lei nacional com regras gerais para todos os concursos públicos, tanto os da União como os dos governos estaduais e das prefeituras.

    A PEC, que teve como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), permite que o Poder Legislativo tenha a iniciativa dessa lei nacional, sendo concedida autonomia a estados, municípios, e ao Distrito Federal, para adequarem-na a suas realidades.

    “A PEC merece ser aprovada. O instituto do concurso público é uma das maiores conquistas do povo brasileiro e representa um dos mecanismos mais democráticos e republicanos de acesso aos cargos e empregos públicos em nosso país. Desse modo, não se pode admitir a continuidade da ocorrência de fraudes e de ineficiência em concursos, conforme vem noticiando a mídia” — sustentou Raupp no parecer.

    Depois de passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a PEC 75/2015 deverá ser submetida a duas sessões de discussão e votação no Plenário do Senado.

    *com informações da Agência Senado

      Ficha técnica do Concurso Senado

      Concurso: Senado
      N de vagas: 0
      Cargo:
      Escolaridade:
      Estados com Vagas: AC AL AP AM BA CE DF ES GO MA MT MS MG PA PB PR PE PI RJ RN RS RO RR SC SP SE TO
      Área de Atuação:
      Faixa de Salário: De R$ - até R$ -
      Taxa de Inscrição:
      Organizadora: O próprio órgão
      Cidade:

      Vídeo do Concurso Senado

      Especialista comenta fraudes em concursos