MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Bombeiros MA 2024

Orgão: Bombeiros MA - Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão
Nº vagas:Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: MA

+Sobre o concurso


Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/03/2024, às 08h42 - Atualizado às 08h43


O novo concurso Bombeiros MA (Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão) já conta com comissão organizadora formada. A expectativa é de que sejam oferecidas aproximadamente 1.000 vagas.

Concurso Bombeiros MA: saiba mais sobre a seleção

Mais um passo para a realização do novo concurso Bombeiros MA (Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão). Acontece que foi publicado,  no diário oficial da última quarta-feira, 27 de março, o documento que constitui a comissão organizadora do certame. Em abril de 2023, o vice-governador, Felipe Camarão, anunciou que a oferta prevista é de aproximadamente 1.000 vagas. 

No concurso Bombeiros MA, para concorrer ao cargo de soldado é necessário possuir ensino médio, idade de até 28 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.  

Uma vez formada a comissão, os próximos passos são elaborar o edital e, posteriormente, dar início ao processo de escolha da banca organizadora. Somente após estes procedimentos e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital de abertura de inscrições.

Além do concurso de Bombeiros também foram formadas as comissões para a Polícia Civil e para cargos na área de perícia.

Conheça as atribuições dos servidores para o cargo de soldado:

  • Soldado 2 classe - realiza atividades estudantis ligadas a salvamento, prevenção e combate. São funções estudantis porque o candidato nesse período está fazendo o Curso de Formação. Este último serve para aprimorar suas atividades e preparar para exercê-las de maneira mais autônoma. Além disso, também tem o dever de cursar aulas teóricas para conseguir ser aprovado.
  • Soldado de 1º classe - funções ligadas a combate de incêndio, resgastes, prevenção e salvamento de acidentes. Além de ocorrências de acidentes com produtos químicos.
  • Soldado de Classe Especialista - exerce funções relacionadas a sua área de atuação. Dependendo da necessidade de atividades da corporação que precisam ser praticadas. A partir de então é realizado concurso para o especialista. Um exemplo foi o concurso Bombeiro MA de 2012 que abriu vaga para Soldado Músico.

Concurso Bombeiros MA: veja publicação oficial

DECRETO Nº 38.950, DE 27 DE MARÇO DE 2024.
Institui as Comissões Setoriais dos Concursos Públicos para os cargos de Delegado, Escrivão e Investigador da Polícia Civil, bem como, para o Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Oficial de Natureza Criminal, com a finalidade precípua de auxiliar a Comissão Central de Concurso Público.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, incisos III e V, da Constituição Estadual,
DECRETA

Art. 1º Ficam instituídas as Comissões Setoriais dos Concursos Públicos, com a finalidade de auxiliar a Comissão Central no exercício de suas atribuições, relacionadas aos Concursos Públicos para os cargos de Delegado, Escrivão e Investigador da Polícia Civil, bem como, para o Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Oficial de Natureza Criminal, nos termos constantes dos anexos I, II e III deste Decreto.

Parágrafo único. A Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Estado da Administração, atuará como coordenadora das comissões setoriais dos concursos públicos.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO, EM SÃO LUÍS, 27 DE MARÇO DE 2024, 203º DA INDEPENDÊNCIA E 136º DA REPÚBLICA.
CARLOS BRANDÃO
Governador do Estado do Maranhão
SEBASTIÃO TORRES MADEIRA
Secretário-Chefe da Casa Civil

ANEXO II – COMISSÃO SETORIAL DE CONCURSO PÚBLICO PARA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO

bma1

bma2

Concurso Bombeiros MA: veja dicas de Língua Portuguesa

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Bombeiros MA 2024


None - Concurso Bombeiros MA: unidade do corpo de bombeiros MA: Divulgação

Concurso Bombeiros MA já conta com comissão organizadora formada para novo edital

Fernando Cezar Alves | Publicado em 28/03/2024, às 08h43


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.