MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Projeto social oferece curso gratuito com certificação em TI; veja como participar

Descubra como a Escola da Nuvem está promovendo a inclusão social e econômica através de um curso gratuito de TI para pessoas sem acesso a computadores.

Projeto social oferece curso gratuito com certificação em TI; veja como participar
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/04/2024, às 22h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Escola da Nuvem está oferecendo um curso gratuito, com aulas presenciais, para certificação em Nuvem AWS. As vagas são destinadas para quem está em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

A iniciativa é uma oportunidade para jovens e adultos a partir de 16 anos que, devido à falta de recursos, não têm acesso a um computador em casa. Com presença em cidades como a capital paulista, Osvaldo Cruz, Ceilândia e Sumé, a Escola da Nuvem busca abrir caminhos para aqueles que desejam se desenvolver na área de TI.

O Brasil enfrenta um paradoxo no setor de TI: por um lado, há uma alta demanda por profissionais qualificados; por outro, um déficit de 530 mil profissionais é esperado até 2025, e estima-se que 85 milhões de empregos fiquem vagos até 2030 devido à falta de especialização. Ao mesmo tempo, uma parcela significativa da população permanece desconectada da realidade digital, com 59% dos domicílios sem computador e 16% sem acesso à internet.

Diante desse cenário, a Escola da Nuvem propõe um projeto para integrar talentos ao mercado de trabalho. As aulas serão realizadas online, ao vivo, em laboratórios de informática de universidades ou instituições parceiras. A seleção dos alunos considerará interseccionalidades como gênero, raça e orientação sexual, reforçando o compromisso da escola com a diversidade e inclusão.

A realização das aulas presenciais é viabilizada graças a parcerias estratégicas com universidades, instituições e ONGs, incluindo a Universidade Presbiteriana Mackenzie, FMU, EBDI, Camp Pinheiros, Multiplic, o Instituto do Carinho e a Fundação Julita. A meta é capacitar 280 alunos em 2024.

Os cursos oferecidos pela Escola da Nuvem abrangem conceitos gerais de tecnologia e preparam os alunos para as certificações digitais AWS Certified Cloud Practitioner e AZ900. Após a formação, os alunos podem participar da Jornada da Empregabilidade, um programa que facilita a conexão com grandes empresas do setor tecnológico.

Para aqueles interessados em embarcar nessa jornada de transformação, o processo seletivo e as inscrições para as aulas presenciais estão disponíveis no site da Escola da Nuvem.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.