CIEE divulga gabaritos da prova

Concurso do Superior Tribunal de Justiça oferece 78 vagas de estágio no DF.

Redação   Publicado em 23/04/2008, às 14h23

O Centro de Integração Empresa - Escola (CIEE), co-responsável pela seleção dos estudantes para o Concurso de Estagiários do STJ - Superior Tribunal de Justiça, em Brasília (DF), já divulgou os gabaritos das provas, aplicadas no dia 11 deste mês (ver arquivos abaixo).

Os alunos de nível médio foram submetidos a provas objetivas de língua portuguesa e matemática (10 questões cada). Já os universitários foram testados sobre conhecimentos gerais, língua portuguesa e noções de informática (10 questões cada).

Serão convocados (via telefone) a participarem da segunda fase do processo seletivo (entrevista) somente aqueles que conquistaram, no mínimo, 50% de pontos no total da prova, desde que não tenham zerado em nenhuma parte do exame.

O preenchimento das vagas de estágio ocorrerá de acordo com as necessidades do Tribunal. Aos selecionados o STJ concede bolsa nos seguintes valores:

a) Nível médio - R$ 358,00;

b) Nível superior - R$ 600,00.

Os estudantes ainda farão jus a outros benefícios, tais como auxílio-transporte, auxílio-alimentação, auxílio-saúde, entre outros.

A carga horária de estágio é de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias, em horários e turnos a serem definidos pelo Tribunal.

Rogerio Jovaneli/SP

Sobre STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é um dos órgãos máximos do Poder Judiciário do Brasil. Descreve como sua missão zelar pela uniformidade de interpretações da legislação federal brasileira. É de responsabilidade do STJ julgar, em última instância, todas as matérias infraconstitucionais não especializadas, que escapem à Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar, e não tratadas na Constituição Federal, como o julgamento de questões que se referem à aplicação de lei federal ou de divergência de interpretação jurisprudencial. Na primeira hipótese, o Tribunal analisa o recurso caso um Tribunal inferior tenha negado aplicação de artigo de lei federal. Na segunda hipótese, o Superior Tribunal de Justiça atua na uniformização da interpretação das decisões dos Tribunais inferiores; ou seja, constatando-se que a interpretação da lei federal de um Tribunal inferior é divergente de outro Tribunal (incluso o próprio Superior Tribunal de Justiça), o STJ pode analisar da questão e unificar a interpretação.