A OAB SP realiza no próximo sábado (20) seu I Congresso de Direito Processual Civil. Confira os temas que serão abordados.
Redação Publicado em 17/08/2011, às 10h05
A OAB SP realiza no próximo sábado (20) seu I Congresso de Direito Processual Civil. O evento reunirá professores, presidentes e membros de comissões da seccional da Ordem, para debater assuntos como Código de Processo Civil, processo no direito de família, conciliação e mediação.
O congresso ocorre no Teatro Gazeta, avenida Paulista, 900. Inscrições mediante doação de duas latas ou dois pacotes de leite integral em pó 400 g. Para participar basta acessar o site da OAB SP.
A primeira palestra será realizada às 8h30, com o tema “Aspectos Processuais da Audiência de Família”. O expositor é o presidente da Comissão de Direito de Família da OAB SP, Nelson Sussumu Shikicima, advogado, professor universitário e de cursos preparatórios para concursos, mestre e doutor em ciências jurídicas.
Às 9h30, o juiz Sang Duk Kim fala sobre “Liquidação de Sentença na Fase Pré-Executória – Aspectos Controvertidos”. Kim é professor universitário e pós-graduado pela Escola Paulista da Magistratura, com ênfase nas áreas cível, constitucional e direito do consumidor.
“Tutelas de Urgência no Projeto do Novo Código de Processo Civil” é a palestra seguinte, às 10h30, com o advogado Cesar Marcos Klouri, presidente da Comissão de Direito Civil da OAB SP, membro honorário da Academia Brasileira de Direito Processual Civil e membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo.
O advogado Lauro Malheiros Filho debate às 12h sobre “Conciliação e Mediação de Acordo com a Resolução 125 do CNJ”. Malheiros é militante na área de direito de família, membro da Comissão de Direito Civil da OAB SP e membro conciliador do Setor de Conciliação em 2º Grau de Jurisdição do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
“Aspectos Polêmicos do Novo Processo de Execução Brasileiro” é o tema da última palestra, às 13h, com o advogado Fábio Batista Cáceres, atuante na área de direito contencioso bancário e relações de consumo, doutorando em ciências jurídicas e sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, professor de pós-graduação e de cursos preparatórios para concursos e membro da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP.O encerramento está previsto para as 14h.
Carolina Pera
Com informações da OAB SP
Veja também
Defensoria Pública/SP: Concurso visa preencher 152 vagas de estágio
DPU/SP: Seleção possui 162 oportunidades de estágio
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.