JC transmite correção da 1ª fase neste domingo (27)

A avaliação será aplicada em todo o país; locais de prova já foram divulgados. Confira mais detalhes!

Douglas Terenciano   Publicado em 23/11/2016, às 10h22

No próximo dia 27 de novembro (domingo), às 13h, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplicará, em todo o país, as provas da 1ª fase do XXI Exame de Ordem. Na mesma data, a partir das 19h, os candidatos poderão acompanhar a correção on-line do teste no site do JC, em parceria com o Damásio Educacional.

Os locais de aplicação da avaliação já foram disponibilizados pela OAB e podem ser conferidos nos sites http://oab.fgv.br ou www.oab.org.br.

Fique por dentro

A primeira fase consiste em prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 27 de novembro, com 80 questões sobre disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito. Serão abordadas questões sobre direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, Estatuto da Advocacia, regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Os aprovados farão a etapa subjetiva ou prova prático-profissional, na data provável de 22 de janeiro de 2017. Examinandos deverão elaborar uma peça profissional e responder quatro questões escritas discursivas. Para a prova subjetiva serão apresentadas situações-problema e compreenderão as seguintes áreas: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.