Exame 135 registra 5,1% de abstenções

A prova de primeira fase do Exame 135 da OAB-SP teve índice de 5,1% de abstenções.

Redação   Publicado em 20/05/2008, às 09h36

A prova de primeira fase do Exame 135 da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), aplicada no último domingo (18), teve índice de 5,1% de abstenções em todo o estado.

Para este Exame, estavam inscritos 18.871, dos quais 17.916 compareceram para realizar a prova. No Exame anterior, de nº 134, o índice registrado foi de 4%.

O resultado está previsto para sair na noite da próxima terça-feira, dia 27, no site da OAB-SP: www.oabsp.org.br.

Aqueles que acertarem 50% ou mais das questões da prova estarão automaticamente classificados para a próxima fase, marcada para o dia 15 de junho.

Na segunda e derradeira fase, os bacharéis terão que elaborar uma peça profissional e responder a 5 questões práticas, sob a forma de situações-problema, sendo permitida a consulta a legislações, livros de doutrina e jurisprudência. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6 serão considerados aprovados no Exame e estarão finalmente habilitados para exercer a advocacia.

Lygia Roncel

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.