Exame 135 terá 2ª fase neste domingo

Neste domingo, dia 15, às 8h (horário oficial de Brasília), a OAB/SP aplicará a 2ª fase do Exame 135.

Redação   Publicado em 13/06/2008, às 10h37

Neste domingo, dia 15, às 8h (horário oficial de Brasília), a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) aplicará o exame relativo à segunda fase do Exame de Ordem no 135.

Os 5.663 bacharéis aprovados na 1a fase deverão comparecer com meia hora de antecedência ao local determinado, que poderá ser consultado no edital disponível ao cabo desta matéria. Na capital paulista, o exame será aplicado na Universidade Paulista (Unip), no campus localizado na rua Vergueiro, 1.211, Paraíso.

Na prova, será pedido que os candidatos elaborem redação de peça profissional e respondam a cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema, tudo de acordo com a área escolhida pelo candidato no formulário de inscrição (Direito Civil, Penal, Tributário ou do Trabalho), sendo permitidas consultas à legislação, livros de doutrina e repertórios jurisprudenciais.

A duração máxima do exame será de cinco horas, e nele serão avaliados quesitos como: raciocínio jurídico, fundamentação e sua consistência, capacidade de interpretação e exposição, correção gramatical e técnica profissional demonstrada.

A peça profissional e as questões práticas têm peso cinco, sendo considerado aprovado no Exame, podendo finalmente exercer a advocacia, o candidato que obtiver nota igual ou superior a seis nesta fase.



Lygia Roncel

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.