Número de aprovados subiu de 6.356 para 7.191, um aumento de 31,85% em relação à primeira fase
Redação Publicado em 09/04/2009, às 15h07
O Exame 137, organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe UnB), aprovou mais 835 bacharéis em Direito por conta dos recursos efetuados na segunda fase das provas.
De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo (OAB/SP), o número de participantes que obtiveram sucesso no Exame subiu de 6.356 para 7.191. O índice de aprovados representa um aumento de 31,85% comparado à primeira fase. A Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/SP divulgou os dados nesta semana, após julgamento de recursos feito por sua comissão revisora, composta por três membros da coordenadoria.
Os resultados são definitivos e não há a possibilidade de os candidatos recorrerem novamente.
Recursos acatados – A lista completa com o nome dos bacharéis que obtiveram aprovação após análise de recurso pode ser conferida no site do Cespe, em www.cespe.unb.br. Para ter acesso à relação é necessário clicar em “Concursos e Seleções” e optar pelo item “OAB/SP Exame de Ordem 137”.
Histórico – Entre os dias 24 de novembro e 15 de dezembro de 2008 o exame recebeu um total de 23.303 inscrições. Na primeira fase da prova, ocorrida em janeiro deste ano, 709 candidatos deixaram de comparecer. A divulgação dos resultados mostrou que 11.063 participantes se credenciaram à segunda fase, que aconteceu em fevereiro e registrou 141 abstenções. O Exame foi aplicado pela seccional paulista da OAB, em São Paulo.
Os pré-requisitos enunciados pelo Edital exigiam que os candidatos fossem graduados em Direito e possuíssem domicílio eleitoral no Estado de São Paulo ou tivessem concluído a sua graduação em instituições paulistas.
No ato da inscrição os bacharéis deveriam escolher a sua área de interesse, como Direito Civil, Penal, Tributário ou do Trabalho.
Flávio Fernandes/SPO Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.