Exame 138 aprova 11,79% dos candidatos

A seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) divulgou a relação de aprovados na 1ª fase

Redação   Publicado em 27/05/2009, às 12h35

A seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) divulgou a relação de aprovados na 1a fase do Exame 138, o primeiro exame unificado de que participam os bacharéis paulistas. A lista pode ser conferida no arquivo ao final desta matéria.

Dos 18.925 candidatos inscritos em todo o estado, apenas 2.233 (11,79%) foram habilitados para a fase seguinte, que será aplicada no dia 28 de junho. A porcentagem de aprovados não é definitiva, pois não leva em consideração o índice de abstenção na prova, que ainda não foi divulgado. Por enquanto, este é o menor índice de aprovação na 1ª fase registrado em São Paulo até hoje – no Exame 126, aplicado em maio de 2005, considerado aquele com piores índices, houve 12% de aprovados na primeira fase e 7,16% na segunda.

A interposição de recursos deve ser feita no prazo de 3 dias úteis, contados a partir da divulgação, que se deu ontem à noite. Os interessados devem fazê-la por meio do site www.oabsp.org.br.

A lista final de aprovados, após análise de recursos, e a convocação para a próxima prova, estão previstas para o dia 17 de junho.


Lygia Roncel

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.