Exame de Ordem 134 aprova 39,80% na 1ª fase

A OAB-SP divulgou na tarde de hoje o resultado da primeira fase do 134º Exame de Ordem. Dos 24.827 bacharéis q

Redação   Publicado em 06/02/2008, às 21h41

A OAB-SP divulgou na tarde de hoje o resultado da primeira fase do 134º Exame de Ordem. Dos 24.827 bacharéis que se inscreveram para a prova, 9.481 passaram à segunda fase, o que corresponde a 39,80% dos inscritos. Veja relação no arquivo abaixo.


Segundo a assessoria da seccional paulista, o índice de abstenção nessa primeira etapa foi de 4% ( 1.008 ausências registradas). O Cespe/UnB foi a empresa responsável pela realização do exame, no último dia 27 de janeiro, na Capital paulista e em 28 cidades do Interior do Estado/SP.


Para o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP, Braz Martins Neto, o resultado da primeira fase ficou na média dos últimos exames, com exceção do Exame 132, que registrou o percentual mais alto de aprovados, com 43,79%. “Os números, certamente, continuam revelando as deficiências do ensino jurídico no preparo dos bacharéis e os cursos que prezam a qualidade de ensino, certamente, ajudaram a construir esse percentual de 39,80% de aprovados”, afirma Braz.

Segunda fase

A etapa seguinte do Exame de Ordem da OAB-SP (prova prático-profissional) será realizada em 9 de março e estará relacionada com a área escolhida pelo bacharel no ato de inscrição. O candidato deverá elaborar uma peça profissional e responder a cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema, sendo permitida a consulta a legislações, livros de doutrina e jurisprudência. Aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 6 serão considerados aprovados no Exame.


Para essa nova etapa, o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP destaca uma das novidades introduzidas a partir da edição 134 do exame: “toda correção da segunda fase será eletrônica, o que agilizará e facilitará o trabalho da banca examinadora, porque não teremos mais o deslocamento físico das provas pelo Estado”, explica.

Exame 134

A primeira fase do Exame 134 seria realizada em dezembro do ano passado, mas uma suspeita de vazamento do conteúdo das questões levou a Diretoria da OAB-SP a suspender sua aplicação como forma de assegurar a lisura do Exame, pedir abertura de inquérito à Polícia Federal, agendar nova data e contratar nova entidade aplicadora, uma vez que a Sindicância Interna da OAB-SP apurou que o vazamento ocorreu no âmbito das atribuições da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), contratada para aplicar a prova, e encarregada de formatar graficamente, imprimir e distribuir as cópias das provas para os locais de aplicação.


Rogerio Jovaneli/SP

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.