Terminam hoje as inscrições para o Exame de Ordem Unificado 2010.3. A primeira fase da prova será aplicada no dia 13 de fevereiro.
Redação Publicado em 20/01/2011, às 10h31
Terminam hoje as inscrições para o Exame de Ordem Unificado 2010.3. A primeira fase da prova será aplicada no dia 13 de fevereiro.
A inscrição para o Exame de Ordem será realizada exclusivamente pela internet, nos sites www.oabsp.org.br e http://oab.fgv.br/ . A taxa é de R$ 200. No ato é necessário escolher o local de realização do exame, que será o mesmo para as duas etapas.
Para a Seccional São Paulo o examinando terá 28 subseções, além da capital, para realizar o teste, sendo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Perto, Santos, São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Tupã.
O candidato também deverá estar atento no momento de selecionar a área em que deseja realizar a prova prático-profissional, dentre as seguintes: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal e direito tributário.
O Exame de Ordem é prestado pelo bacharel em direito que tenha concluído o curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou que esteja pendente de colação de grau, e facultado ao bacharelando matriculado no último ano do curso de graduação em direito. A aprovação no Exame de Ordem é condição para que o bacharel obtenha sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, podendo atuar como advogado.
Confira o edital anexo ao lado.
Carolina Pera
Veja também
Ministério Público/SP: Divulgados locais e período de inscrição
Porto Belo/SC: Teste seletivo de estágio na Promotoria de Justiça
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.