A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) anunciou hoje (13) que vai também aderir...
Redação Publicado em 13/02/2009, às 16h00
A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) anunciou hoje (13) que vai também aderir ao Exame unificado, aplicado pela OAB federal atualmente em 25 estados e no Distrito Federal.
O exame com conteúdo unificado foi aplicado, pela primeira vez, em março de 2007, inicialmente com adesão de 17 seccionais: as dos nove estados da região Nordeste, quatro da região Norte (Acre, Amapá, Amazonas e Tocantins), três da Centro-Oeste (Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e apenas um da Sudeste (Espírito Santo).
Com a adesão de São Paulo, somente a seccional de Minas Gerais ainda permanece de fora do exame unificado.
Lygia Roncel
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.