Órgão divulga prova da 1ª fase do Exame

Neste domingo (14), bacharéis em Direito de todo o estado se submeteram à 1ª fase do Exame de Ordem no 136.

Redação   Publicado em 15/09/2008, às 10h28

Neste domingo (14), bacharéis em Direito de todo o estado se submeteram à 1ª fase do Exame de Ordem no 136 da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).

A prova era constituída de 100 questões de múltipla escolha e foi aplicada na capital e em outros 28 municípios paulistas. Quem desejar consultar o conteúdo do exame poderá faze-lo por meio do link: www.security.cespe.unb.br/OAB_08_2_SP/gabaritoObjetiva/gabarito.asp.

Amanhã deverá ser divulgado o gabarito. No dia 23, está prevista a divulgação dos aprovados para a fase seguinte, que se realizará no dia 19 de outubro. Para chegar a ela, o candidato deverá ter acertado pelo menos 50% dessa primeira prova.

Na 2ª fase, os bacharéis enfrentarão a prova prático-profissional, que será de acordo com a área escolhida no ato de inscrição. Terão também 5 horas, no máximo, para elaborar uma peça profissional e responder às 5 questões práticas, sob a forma de situações-problema, sendo permitida a consulta a legislações, livros de doutrina e jurisprudência.

Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6 serão considerados aprovados no Exame e poderão, finalmente, exercer a advocacia.

Lygia Roncel

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.