Um grupo de beneficiários precisam atualizar os dados para não perder auxílios do governo; Famílias podem perder benefícios sociais; saiba mais
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 15/05/2022, às 15h14
Os brasileiros precisam ficar atentos, oito milhões de famílias podem perder benefícios sociais pagos pelo governo federal, como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), segundo informações do Ministério da Cidadania. Saiba como evitar.
Precisam atualizar os dados das famílias que fizeram a última atualização em 2016 ou 2017. Neste caso, existem dois tipos de atualização: o grupo de famílias beneficiadas por programas sociais que possuem dados inconsistentes e aquelas que foram incluídas na averiguação cadastral. Para as duas situações o prazo final vai até julho.
Outro grupo que foi incluído na revisão cadastral, que estão com as informações cadastrais desatualizadas. Tem o prazo de até dezembro para regularizar a sua situação.
Para evitar o corte do benefício, as famílias precisam atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias inscritas devem atualizar as informações no CadÚnico a cada dois anos, ou quando houver alguma alteração, sendo na composição familiar, no endereço ou na alteração na renda dos membros da família.
O Ministério da Cidadania havia dispensado o processo de revisão cadastral por conta da pandemia de covid-19. Apenas serão convocadas para a revisão as famílias que atualizaram pela última vez os dados em 2016 e 2017. Já as famílias que atualizaram os dados em 2018 e 2019 serão convocadas nos próximos anos.
O aplicativo do Cadastro Único (disponível em Android e iOS) pode ser utilizado para que as famílias possam conferir se os dados cadastrais estão atualizados. No caso das famílias que recebem o Auxílio Brasil, elas receberão uma mensagem no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa.
Os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica podem ser informados por mensagem na conta de energia elétrica.
Nas situações em que não haja nenhuma alteração das informações prestadas na última entrevista, os beneficiários têm a opção de apenas confirmar a atualização dos dados no aplicativo do Cadastro Único. Para os casos em que é preciso alterar algum dado, é necessário se dirigir a um posto de cadastramento mais próximo da sua residência.
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