Além de realizar consulta da restituição do IRPF 2022, pela plataforma Gov.br os cidadãos podem acessar 4,9 mil serviços. Veja como verificar sua situação
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 20/07/2022, às 17h48
A consulta à restituição do IRPF 2022 ainda não foi liberada pela Receita Federal e falta quase uma semana para o pagamento do terceiro lote. Além do portal da Receita, o contribuinte também pode realizar verificar a situação da declaração e o cronograma de liberação dos valores por meio da plataforma Gov.Br.
O terceiro lote da restituição será pago no dia 29 de julho, o último pagamento acontecerá em setembro. A data para a consulta ainda não foi divulgada pela Receita, mas ela deve acontecer nesta sexta-feira (22), já que, tradicionalmente, é liberada uma semana antes do pagamento.
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Para realizar a consulta pela plataforma Gov.br, os contribuintes podem conferir a situação da declaração por meio deste link! Logo após, ao entrar na página, devem clicar no botão "Iniciar", e depois inserir os dados e avançar. Os cidadãos também podem realizar outros serviços digitais na mesma plataforma por meio da opção "Serviços" no menu do site.
Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:
Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC.
Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.
Para aqueles que estavam na lista de contemplados e não receberam no segundo lote, devem entrar em contato com o Banco do Brasil para solicitar o reagendamento do pagamento, que pode ser feio por meio do site ou pelo aplicativo.
Outra maneira é pela central de atendimento, pelo telefone 4004-0001 para quem mora em capitais, mas 0800-729-0001 para as demais localidades. O 0800-729-0088, é exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
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