Atualização dos dados para receber o Auxílio Brasil de R$ 600. Veja como fazer

Manter os dados atualizados no Cadastro Único garante o recebimento do Auxílio Brasil de R$600, vale-gás, BPC, entre outros benefícios; saiba mais

Jean Albuquerque   Publicado em 21/08/2022, às 14h22

Divulgação - Atualização cadastral para receber o Auxílio Brasil

Para receber o Auxílio Brasil de R$ 600 algumas famílias precisam atualizar os dados no Cadastro Único. Criado pelo Governo Federal, o CadÚnico permite ao governo ter conhecimento de quem são as famílias que estão vivendo em situação de pobreza ou extrema pobreza no país. 

Por conta desse cadastro, os brasileiros têm acesso a programas sociais, como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Vale-gás, entre outros. Vale destacar que o CadÚnico é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de maneira gratuita. 

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Veja quem pode se inscrever no CadÚnico

O responsável familiar, aquele que irá prestar as informações sobre os demais membros da família e de preferência que seja uma mulher, pode realizar o pré-cadastro. Veja as famílias que podem realizar a inscrição:

Saiba como conferir a situação do cadastro

Os cidadãos podem saber se precisam atualizar os dados e a situação do cadastro pelo aplicativo do CadÚnico ou no site: cadunico.cidadania.gov.br. No mesmo endereço, também é possível verificar os postos físicos de atendimento. Para ter acesso, basta realizar o login no Gov.br

Os beneficiários também serão avisados por mensagem no extrato de pagamento do benefício ou no aplicativo sobre a necessidade de uma atualização. No caso dos beneficiários da Tarifa Social, eles podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica. 

O Ministério da Cidadania estipula que a cada dois anos, ou quando houver alguma alteração na composição familiar, endereço ou na renda familiar, os inscritos no CadÚnico devem atualizar as informações. O cidadão pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania, por meio do telefone 121. 

Veja como atualizar os dados 

Ao se inscrever no CadÚnico, as famílias se comprometem a atualizar os dados quando há uma mudança nas informações, como em caso de morte de alguém, nascimento, separação ou casamento e mudança de domicílio, no máximo a cada dois anos. 

O cidadão precisa se dirigir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa. Veja lista de documento para realizar a inscrição: 

Para o responsável pelo cadastro, CPF ou Título de Eleitor. Dos demais membros deve ser apresentado: 

Veja novos prazos 

Para as famílias com cadastro desatualizado cuja a renda per capita por membro não ultrapasse meio salário mínimo (R$606,01), o prazo para atualização venceu no último dia 12 de agosto. No caso daqueles que estão com o cadastro atualizado e que a renda familiar que um membro apresentou divergência — renda abaixo de meio salário mínimo (entre R$ 210,01 a R$ 606,00) por pessoa — o prazo também acabou em 12 de agosto. 

As famílias que estão com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017, o prazo para atualização é de 12 de outubro. No caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo final para evitar o cancelamento é dezembro de 2022. 

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