MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quando usar a crase entre datas e horas: "das 8h As 12h" ou "das 8h Às 12h?

Dicas de português: aprenda sobre quando usar a crase na hora de escrever uma simples mensagem para seus amigos ou no trabalho. Veja exemplos

Uso da crase
Uso da crase - JC Concursos

Ricardo de Oliveira - jrloliveira@jcconcursos.com.br
Publicado em 23/01/2022, às 09h12 - Atualizado às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A língua portugua é rica em detalhes e estamos sempre cometendo pequenos (ou grandes) deslizes na hora de escrever do jeito certo. E um dos "desafios" que o português possui é sobre como e quando usar a crase do jeito certo em nossos textos e redações, seja na hora de uma entrevista de emprego ou concursos públicos. Um dos nossos leitores enviou uma dúvida para o nosso professor colaborador e a explicação (veja exemplos abaixo e regras aplicadas) pode lhe ajudar a resolver de vez o uso da crase. Boa leitura!


"A forma correta de escrever é "das 8h AS 12h" ou "das 8h ÀS 12h"? Ou as duas formas são corretas? Nesse caso o "a" está substituindo o até ou o para? Da mesma forma, pergunto: é "de segunda A quinta-feira" ou "de segunda À quinta-feira"? Um abraço e muito obrigado." Fabio Cezar Montibello - Jaraguá do Sul (SC). O nosso professor responde sobre a dica de português abaixo:

Meu caro Fábio: como deves saber, a crase (assinalada, na escrita, pelo acento grave) é o encontro da preposição "A" com o artigo "A". Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase. Se algum felizardo começa a trabalhar às 8h e encerra o batente às 12h, essa é a única maneira correta de escrever. Outra coisa bem diferente é "de oito a doze": "ele trabalha de oito a doze horas por dia" não se refere a "quando" ele começa e termina, mas sim a "quantas" horas de trabalho são cumpridas.

Com os dias da semana é um pouco mais sutil. Vamos examinar primeiro a construção "DE segunda A sexta-feira". O de aqui é apenas a preposição, pois o artigo feminino não está sendo usado antes de "segunda"; logo, antes de "sexta" também não estará, o que fica bem claro antes do masculino: "DE segunda A sábado".

Outra coisa é escrever "DA segunda À sexta-feira". Aqui, ao contrário, o "da segunda" mostra que o artigo está presente; conseqüentemente, "da segunda à sexta". Isso fica bem visível no masculino: "DA segunda AO sábado". Ambas as construções estão corretas; tu podes escolher entre elas, desde que não as mistures. Abraço. Prof. Moreno

P.S.: Um conselho: pára com esse mau hábito de tentar substituir a preposição "A" por outra (até, para, etc.). Eu sei que alguns gramáticos menores vivem recomendando este "recurso". É charlatanice! Preposições não se substituem; das 600.000 palavras de nossa língua, apenas umas vinte - repito: só perto de vinte! - são preposições. Tu achas que haveria a possibilidade de duas delas se equivalerem? Nem em dez milhões de anos.

O significado da crase

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase.

Quem é Cláudio Moreno?

Cláudio Moreno é professor, escritor e doutor em Letras, e escrever dicas de português através do site Sua Língua.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos publicosempregosSociedade

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.