Auxílio Brasil de julho começa a ser pago nesta segunda (18); Veja valor liberado

Neste mês, o benefício será pago entre os dias 18 e 29, começando com quem tem NIS final 1. A parcela do Auxílio Brasil de julho ficará disponível para saque por até 120 dias

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 17/07/2022, às 14h33

Divulgação

Amanhã (18), a Caixa Econômica Federal dará início ao pagamento do Auxílio Brasil de julho. Recebem nesta segunda-feira os beficiários com NIS final 1 (Número de Identificação Social). Na terça, será a vez de quem tem NIS terminado em 2 e o repasse seguirá desta forma, com base no número da inscrição, até o dia 29, quando será concluído.

Recentemente, o Congresso Nacional promulgou a PEC dos Benefícios, que amplia o valor do Auxílio Brasil para R$ 600 por mês, mas somente até dezembro deste ano. O Ministério da Cidadania ainda não informou oficialmente quando o novo valor será pago às famílias, mas o ministro da pasta, Ronaldo Bento, afirmou que o pagamento começará em agosto.

Portanto, em julho, o programa de transferência de renda do governo federal que substituiu o antigo Bolsa Família paga pagará o valor antigo ainda, de R$ 400,00. Atualmente, mais de 18 milhões de famílias em todo o país são contempladas com o benefício, mas milhares continuam na fila de espera para receber a ajuda financeira.

Calendário Auxílio Brasil de julho

Confira abaixo toda as datas nas quais o pagamento do benefício será efetuado neste mês:

+Conta de luz deve ficar mais barata em pelo menos 20 estados; Veja em quais

Como efetuar o saque?

O Ministério da Cidadania lançou neste mês um novo cartão do Auxílio Brasil, uma versão modernizada com chip e função débito, o que facilita a vida do benefíciário. Quem já recebeu o novo cartão do Auxílio Brasil via Correios pode cadastrar a senha nas unidades lotéricas, agências da Caixa e pelo aplicativo Caixa Tem, a partir da opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”.

Feito isso, o cidadão pode usar a função débito para fazer compras sem burocracia em mercados, farmácias, lojas, postos de gasolina e todos os tipos de estabelecimentos que aceitam cartões na função débito. Caso você não tenha sido contemplado nesse primeiro lote de remessa, fique tranquilo. Isso porque as outras maneiras para saque e uso do dinheiro continuam válidas.

É possível movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem que dá acesso à conta poupança digital na qual o dinheiro é depositado. Há a opção de pagar contas, fazer transferências, conferir extrato e outros serviços. As parcelas do Auxílio Brasil ficam disponíveis para saque por até 120 dias.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

Fazem jus à ajuda financeira o seguinte grupo:

O Governo Federal considera como família o núcleo composto por uma ou mais pessoas que formem um grupo doméstico, com residência no mesmo domicílio e que contribuam para o rendimento ou que dele dependam para atendimento de suas despesas.

+Aprovado empréstimo consignado para quem ganha Auxílio Brasil; Veja valor liberado

Como se cadastrar para receber o benefício?

O Auxílio Brasil seleciona os beneficiários automaticamente por meio do Cadastro Único, uma ferramenta social que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas.

Para integrar o CadÚnico basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a um dos postos de atendimento do CadÚnico. É exigida a comprovação da situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Contudo, é possível iniciar o cadastro pelo aplicativo do CadÚnico, disponível para celular ou tablet com sistemas operacionais Android e iOS. Feito o pré-cadastro, o cidadão interessado em ingressar no programa precisa comparecer, em até 120 dias, ao CRAS mais próximo para complementar os dados.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil