Caixa confirma depósitos dos últimos quatro pagamentos do Auxílio Brasil de julho; beneficiários com NIS final 7 recebem nesta terça-feira (26); confira
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 26/07/2022, às 14h43
Nesta semana, a Caixa Econômica Federal realiza os últimos quatro pagamentos do Auxílio Brasil, de terça-feira (26) até sexta-feira (29), quando é realizado o depósito do benefício para quem possui o Número de Inscrição Final (NIS) 0. Confira o calendário de pagamento.
O valor mínimo do benefício será o de R$ 400, mesmo com a aprovação da PEC dos Auxílios (Proposta de Emenda à Constituição), que eleva para R$ 600, não foi possível liberar o novo valor neste mês para as famílias elegíveis para o recebimento do auxílio.
Em relação ao aumento, o governo federal divulgou a data de pagamento para o dia 09 de agosto. Para quem tem direito aos valores, e recebe nos próximos dias, o dinheiro vai estar disponível nas contas poupança digitais do Caixa Tem (disponível no Android e iOS). Dentro do aplicativo, o usuário pode fazer transferências para outras contas bancárias, realizar pagamentos de contas e comprar em mercado que possua convênio com a Caixa.
+++ Quem foi o grande vilão da inflação em julho? Veja quais produtos mais subiram e desceram
O Ministério da Cidadania prorrogou os prazos para beneficiários de programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, atualizarem as informações do Cadastro Único até 12 de agosto. As mais de 5 milhões de famílias que estão na "averiguação cadastral" devem realizar o procedimento nas próximas três semanas.
Os cidadãos podem saber se precisam atualizar os dados pelo aplicativo do CadÚnico ou no site: cadunico.cidadania.gov.br. No mesmo endereço também é possível verificar os postos físicos de atendimento. Para ter acesso, basta realizar o login no Gov.br.
Os beneficiários também serão avisados por mensagem no extrato de pagamento do benefício ou no aplicativo. No caso dos beneficiários da Tarifa Social, eles podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.
Até dezembro de 2022, as famílias com cadastros que foram atualizados em 2016 ou 2017 precisarão atualizar os dados. Já os que atualizaram os dados em 2018 e 2019, serão chamados para realizar o procedimento nos próximos anos. O governo federal tem como previsão que ao menos 8 milhões de famílias possam atualizar os seus dados neste ano.
Para receber os benefícios do Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia e ID Jovem, é necessário atualizar os dados para que seja garantido o recebimento dos auxílios.
Os convocados para realizar o procedimento da Averiguação Cadastral não podem realizar a atualização cadastral no aplicativo do Cadúnico. Esse grupo deve se dirigir a uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa.
Aqueles que não atualizarem os dados no prazo estipulado pelo Ministério da Cidadania podem deixar de receber os benefícios sociais ofertados pelo governo ou ainda serem excluídos do Cadastro Único caso não seja solucionada a pendência.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil