Confira quem tem direito, o prazo e como pedir o Auxílio Estudantil, disponível para os aprovados no vestibular Fuvest para estudar na USP (Universidade de São Paulo)
Mylena Lira Publicado em 31/01/2024, às 18h38
Os estudantes aprovados no vestibular Fuvest para ingressar na Universidade de São Paulo (USP) têm a oportunidade de solicitar o Auxílio Estudantil no valor de até R$ 800. O benefício faz parte do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), destinado a apoiar financeiramente os alunos que enfrentam dificuldades socioeconômicas ao longo do curso.
Podem se inscrever no programa os estudantes que atendam aos seguintes critérios:
Como se inscrever e prazo
Os interessados em solicitar o auxílio estudantil devem ficar atentos aos prazos de inscrição, que ocorrerão em dois períodos distintos:
As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal de Serviços Computacionais da USP.
+Quer se tornar um profissional de nível superior? Inscrição para o Prouni encerra quinta
Para os estudantes contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio parcial é de R$ 300. A concessão desse auxílio está sujeita à análise socioeconômica do candidato, além da disponibilidade de vagas em cada campus.
O edital completo do PAPFE 2024 está disponível na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Alunos com dúvidas podem entrar em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br.
Mais de 11 mil estudantes aprovados para estudar na USP em 2024 devem ficar atentos ao processo de matrícula virtual. Independentemente do processo seletivo (Fuvest, Enem USP, ou Provão Paulista Seriado), os aprovados devem seguir duas etapas para garantir suas vagas:
Primeira etapa: pré-matrícula virtual
A pré-matrícula deve ser realizada por meio do link enviado no e-mail de cadastro de cada estudante. Durante o processo, ele deve preencher um formulário eletrônico, além de enviar a documentação exigida em formato digital (PDF, JPG, PNG, GIF).
Confira o período de pré-matrícula para os convocados em primeira chamada:
Documentação necessária:
Caso não seja possível apresentar o certificado de conclusão e o histórico escolar, é necessário justificar e enviar uma declaração de conclusão do ensino médio. Estudantes que optaram pelas Políticas de Ações Afirmativas (vagas PPI), como as destinadas às pessoas pretas ou indígenas, devem enviar outros documentos, descritos nos editais.
Segunda etapa: efetivação da matrícula
Ao receber o link da segunda etapa por e-mail, o estudante deve preencher o formulário e enviar uma selfie com o documento de identificação.
+Taxa de desemprego em 2023 foi a menor desde 2014, aponta pesquisa
Para obter mais informações, os ingressantes podem acessar os editais específicos de cada processo seletivo:
Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas através da Central Unificada de Matrículas da USP pelos telefones (11) 3091-3403 e (11) 3091-3442 ou pelo e-mail: centraldematriculas@usp.br.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil