Até sexta (14) os beneficiários do Auxílio Brasil podem atualizar os dados; benefício de novembro pode ser bloqueado caso exigência não seja cumprida
Jean Albuquerque Publicado em 11/10/2022, às 15h07
Os beneficiários do Auxílio Brasil têm até esta semana para atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico), caso o procedimento não seja realizado, o Ministério da Cidadania afirma que os benefícios poderão ser bloqueados em novembro.
Ao menos 263 mil famílias que estão com as informações desatualizadas em outubro têm até esta sexta-feira (14) para normalizar a situação. Neste caso, foram convocadas para a revisão cadastral mais de 1,4 milhão de famílias que estão inscritas no CadÚnico, de acordo com o governo 757 mil beneficiários do programa de transferência de renda.
Esse procedimento é realizado todos os anos pelo governo federal. São convocadas pelo extrato de pagamento do benefício ou conta de energia as famílias que estão com as informações desatualizadas. Pelas regras do benefício, a revisão cadastral deve ser feita a cada dois anos.
A atualização é obrigatória no caso de atualização da renda, mudança de endereço, atualização do estado civil, nascimento, adoção ou morte de membro da família do beneficiário. Se o beneficiário ficar mais de quatro anos sem atualizar as informações, o registro pode ser apagado do CadÚnico.
+ Auxílio Brasil: Pagamentos iniciam nesta terça-feira (11); confira o calendário
Por meio do aplicado do CadÚnico, o beneficiário do Auxílio Brasil pode consultar a situação cadastral. O App está disponível para os sistemas Android e iOS. Caso os dados estejam corretos, os usuários podem confirmar a atualização pelo próprio aplicativo.
Se for necessário a alteração de alguma informação no cadastro, o beneficiário terá que se dirigir a um posto de atendimento do programa social na sua cidade. Veja lista de documentos que o responsável da Unidade Familiar (RF) deve levar para realizar o procedimento:
Nesta terça-feira (11) o governo federal iniciou o pagamento do calendário de outubro para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Neste mês, mais de 21,1 milhões de famílias serão beneficiadas.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil