Ao final do mandato, Bolsonaro deverá receber outro salário do PL. Por ser capitão do exército reformado, Bolsonaro recebe quase 12 mil reais por mês; entenda
Pedro Miranda Publicado em 02/12/2022, às 13h45
Na reta final do mandato como presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) teve sua aposentadoria aprovada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A medida se deve ao tempo em que o Bolsonaro atuou na Câmara dos Deputados. O benefício deve girar em torno de R$ 30 mil. Além dessa, por ser capitão do exército reformado, já recebe quase 12 mil reais brutos por mês.
A lei brasileira, que entrou em vigor em 1986 durante o governo de José Sarney, dá a todos os ex-presidentes, entre outras vantagens, quatro servidores nomeados em comissão, serviços de segurança pessoal e dois carros de luxo.
Entre os benefícios, Bolsonaro também terá dois motoristas disponíveis a todo momento. Os quatro servidores, que serão indicados pelo próprio Bolsonaro, vão custar à liga R$ 56 mil mensais com seus salários. Além disso, todos têm direito a diárias de hotel, passagens aéreas, combustível e seguro.
+++ Receita Federal lança aplicativo para emissão de notas eletrônicas e outros recursos no celular
Ao deixar a presidência, Bolsonaro também receberá outro salário do PL, em torno de 39 mil reais. O presidente conseguiu um cargo honorário com líderes do PL e será remunerado. O Partido Liberal vai bancar oex-presidente da República a partir de 2023, quando ele deixar o Palácio do Planalto. Será a primeira vez, em mais de 30 anos, que o político fica sem um mandato.
Bolsonaro vai trabalhar como consultor no PL para formar uma oposição contra o governo Lula. O presidente do partido, Valdemar, estuda atualmente ceder uma sala de um dos prédios centrais de Brasília para o gabinete político do futuro ex-presidente. Bolsonaro recebe muitos benefícios como ex-presidente, como equipe de segurança e assessores.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil