Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasmarket na última sexta-feira (30) mostra presidente Jair Bolsonaro (PL) com 45,5% dos votos, contra 30,9% de Lula
Jean Albuquerque Publicado em 02/10/2022, às 06h00
O instituto Brasmarket que aponta vitória de Bolsonaro nesta última sexta-feira (30) recebeu R$ 23 mil do Ministério da Saúde há duas semanas, no dia 14 de setembro. É o que revela o jornalista Sérgio Spagnuolo.
De acordo com a investigação do jornalista, a Brasmarket Análise e Investigação de Mercado teria sido contratada para realizar serviços de publicidade de utilidade pública, o que não foi detalhado pela pasta.
+ Eleições 2022: eleitores devem seguir horário de Brasília durante votação
O Instituto divulgou uma nova pesquisa na última sexta-feira (30) novamente contrariando todas as pesquisas divulgadas nesta semana. No resultado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial. No cenário estimulado, quando é apresentado ao eleitor os nomes dos candidatos, o candidato à reeleição pelo PL tem 45,4% dos votos. Já em segundo lugar aparece Lula com 30,9%.
O terceiro colocado é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 6,2% da preferência do eleitorado, já a senadora Simone Tebet (MDB) tem 4,2% dos votos. Logo em seguida aparecem Soraya Thronicke (União) com 0,8% e Felipe D'Ávila (Novo) com 0,3%.
Os outros candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 2,6%, os indecisos são 8,3%.
O levantamento foi realizado de 26 a 28 de setembro, com 1.600 entrevistas realizadas em 529 cidades de cinco regiões do país. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 2,45 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08847/2022.
Os últimos levantamentos divulgados pelo instituto contraria todas as pesquisas realizadas que apontam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vantagem em todos os cenários.
Em consulta realizada no Site Confiável revela que o domínio da Brasmarket existe apenas há quatro meses. O site aponta que o instituto tem 35% de confiança e 65% não confiável.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil