O objetivo é permitir que beneficiários do Bolsa Família tenham acesso a mais serviços online pelo aplicativo do Cadastro Único. Saiba quais
Mylena Lira Publicado em 15/10/2023, às 18h54
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) celebraram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de aperfeiçoar o Cadastro Único. A medida promete trazer benefícios para quem recebe o Bolsa Família.
Esta iniciativa faz parte do Programa Startup gov.br, que visa impulsionar projetos estratégicos de transformação digital no âmbito do Governo Federal. O acordo entre os ministérios marca o início de uma startup que se dedicará a desenvolver novas interfaces web e inovações no aplicativo do Cadastro Único.
O objetivo principal é aprimorar a geração de informações e o suporte prestado aos cidadãos, municípios, estados e programas que utilizam esse sistema. Com essa parceria, os cidadãos terão a facilidade de, por exemplo, confirmar eventos como nascimentos e óbitos sem a necessidade de se deslocar até os postos de cadastramento ou Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), proporcionando benefícios não apenas ao Governo Federal, mas também à vida de cada pessoa cadastrada.
+Bolsa Família: Calendário de pagamento antecipado em outubro; Novas datas?
Nessa colaboração, que se inicia em outubro deste ano, a Secretaria de Governo Digital (SGD) reforçará as equipes do MDS em vários projetos da Sagicad, fornecendo profissionais de tecnologia da informação, plataformas tecnológicas, apoio e orientação para a utilização de metodologias ágeis no projeto.
Os órgãos setoriais assumem a responsabilidade pela execução do projeto e pela gestão administrativa dos profissionais alocados, enquanto a SGD realizará o acompanhamento e monitoramento da execução das metas estabelecidas.
O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, ressaltou a importância dessa iniciativa, afirmando que ela é fundamental para a modernização do Cadastro Único, melhorando a estrutura interna do MDS e dos CRAS, e, principalmente, para o cidadão que utiliza os benefícios: "Para que a gente dê, de fato, um instrumento de cidadania para o usuário."
A secretária-executiva do MGI, Cristina Kiomi, enfatizou que a cooperação entre o MDS e o MGI é crucial para aprimorar as políticas sociais do Brasil e tornar o Cadastro Único uma ferramenta mais eficiente de gestão. "O principal disso é que a pessoa que tem esse direito possa acessar o aplicativo de uma maneira simples e eficiente. Esse acordo contribui para fortalecer a capacidade de entregar as políticas sociais de uma maneira mais eficiente e que atenda às necessidades da população que precisa delas", destacou.
O Programa Startup gov.br, idealizado para apoiar e acelerar projetos estratégicos de transformação digital do Governo Federal, tem como objetivo direto os órgãos que possuem projetos estratégicos de transformação digital e que não dispõem de capacidade para desenvolvê-los plenamente sem o apoio e orientação dos órgãos centrais.
+NOVIDADE no Minha Casa, Minha Vida para beneficiários do Bolsa Família
O calendário de pagamento deste mês de outubro está previsto para começar no dia 18 e seguirá até o dia 31, seguindo a ordem abaixo, de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS):
Para consultar o benefício social basta acessar o aplicativo Bolsa Família ou o aplicativo Caixa Tem. Também é possível verificar por meio de atendimento em agências da Caixa Econômica Federal. O Ministério do Desenvolvimento Social oferece atendimento pelos telefones 111 ou 121.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil