Iniciativas pretendem preparar futuros profissionais para atender às crescentes demandas do mercado de trabalho. Veja os critérios das oportunidades disponíveis
Pedro Miranda Publicado em 03/08/2023, às 15h02
Organizações não governamentais (ONGs) estão se destacando ao oferecer capacitação profissional gratuita para jovens em todo o Brasil. Essas iniciativas pretendem preparar futuros profissionais para atender às crescentes demandas do mercado de trabalho e oferecer oportunidades para jovens talentos desenvolverem seus potenciais em áreas-chave, como tecnologia e educação.
Um exemplo notável é o projeto "New Start Único", promovido pelo Instituto Ser+, que está oferecendo 30 vagas de capacitação em tecnologia para jovens de 18 a 22 anos, residentes na cidade de São Paulo e que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Os participantes receberão diversos benefícios, como cartão-alimentação, plano odontológico, kit pedagógico e uma bolsa de 50% na mensalidade da instituição universitária.
O projeto visa desenvolver competências essenciais em programação (front-end) e tecnologia da informação, lógica de programação, bem como habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico.
Outra iniciativa relevante é a oferta de formação gratuita de educadores dos ensinos fundamental e médio de São Paulo pelo Museu das Culturas Indígenas (MCI). Os encontros conduzidos pelos Mestres de Saberes, membros indígenas do programa educativo do museu, têm foco em temáticas indígenas e visam enriquecer a educação com perspectivas culturais diversas. Educadores de outros espaços de aprendizagem também podem participar desses encontros enriquecedores.
+++ VEJA uma lista de cursos gratuitos para turbinar o seu currículo sem gastar nada
Além disso, o Greenpeace e a organização Clima de Eleição estão promovendo o programa "Adaptajuv-advocacy", que busca capacitar jovens das cidades de Manaus, Recife e São Paulo para se tornarem ativistas em prol de políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas. O programa oferece aulas online durante cerca de 30 dias, com bolsas de apoio à conectividade, e selecionará organizações para a segunda fase do programa, oferecendo apoio financeiro para o desenvolvimento de campanhas de advocacy e ações de pressão política sobre os governos locais.
Outras oportunidades de capacitação também estão disponíveis, até o dia 31 de agosto, como os cursos oferecidos pela ONG Programadores do Amanhã, que oferece formação em programação, inglês e habilidades comportamentais para jovens pretos, pardos e indígenas de baixa renda de todo o Brasil. Os cursos são realizados de forma remota e oferecem suporte aos alunos que não têm acesso à internet e computador. Os interessados devem estar regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio de escola pública. A previsão é que as aulas tenham início em setembro.
O Instituto Proa também está contribuindo com a formação profissional dos jovens ao oferecer um curso gratuito online com foco em autodesenvolvimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. O curso tem 100 horas de duração e voltado para jovens de 17 a 22 anos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio em escolas públicas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil