Operadoras teriam instalado mais que o dobro das antenas de sinal 5G previstas para o período. As operadoras têm até 28 de novembro para ligar todas as estações na região Norte
Pedro Miranda Publicado em 04/10/2022, às 22h38
A partir de quinta-feira (6), as capitais da região Norte devem receber o sinal 5G. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a banda de frequência de internet de quinta geração será implementada em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco. As novas tecnologias permitem transferências de dados mais rápidas e estáveis e tempos de resposta mais baixos (latência).
Nesta terça-feira (4) em Brasília, o consultor do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), Moisés Queiroz Moreira, divulgou comunicado referente ao início dos serviços na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Essas frequências 5G foram leiloadas em novembro de 2021. A previsão original era de que o serviço estaria disponível em todas as capitais até 31 de julho, enquanto nas demais cidades do país a ativação seria gradual até 2029.
+++ Piso da enfermagem: Senado aprova PL que prorroga liberação de fundos de financiamento
De acordo com o coordenador da Gaispi, Henrique Gomes Pinheiro, as operadoras instalaram "mais que o dobro" de antenas especificadas no anúncio 5G até agora.
“O mínimo era de 2.528 estações [para as três operadoras]. No entanto, 5.275 já foram instaladas”, disse ele, ao informar que, com isso, o sinal 5G já está presente em 5% das 93 mil estações instaladas no país.
Ele acrescentou que o serviço disponibilizado nas 27 capitais alcança 24% da população brasileira e tem um potencial de chegar a 50 milhões de brasileiros. As operadoras têm até 28 de novembro para ligar todas as estações previstas para a Região Norte. “Serão 57 antenas em Belém; 18 em Macapá; 84 em Manaus; 21 em Porto Velho; e 15 no Rio Branco”, detalhou.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil