Uma em cada quatro nações ao redor do mundo possui leis que proíbem o uso de celular nas escolas. Relatório também destaca um aspecto positivo relacionado ao uso
Pedro Miranda Publicado em 26/07/2023, às 22h13
Conforme o Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023 divulgado pela Unesco, uma em cada quatro nações ao redor do mundo possui leis que proíbem o uso de celular nas escolas. Essa medida foi adotada por países como França, Itália, Finlândia, Holanda e Estados Unidos, que reconhecem os efeitos negativos da tecnologia como uma distração prejudicial à aprendizagem em sala de aula.
A simples presença do celular já se mostrou capaz de distrair os estudantes e comprometer seu desempenho acadêmico, o que levou a esses países a tomar a decisão de proibir seu uso nas instituições de ensino. Mais de um terço dos professores em sete países concordaram que o celular atrapalha o processo de ensino em sala de aula.
No entanto, o relatório também destaca um aspecto positivo relacionado ao uso da tecnologia na educação. Durante o período de fechamento das escolas durante a pandemia, o ensino online foi fundamental para evitar um colapso na educação. Estima-se que o ensino à distância tenha alcançado um potencial de mais de 1 bilhão de estudantes.
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Contudo, é importante ressaltar que cerca de 31% dos alunos em todo o mundo, equivalente a pelo menos meio bilhão de estudantes, não tiveram acesso a esse tipo de ensino à distância durante a pandemia. Essa falta de acesso foi mais sentida entre os estudantes mais pobres, representando 72% do grupo que não teve oportunidade de continuar seus estudos remotamente.
No Brasil, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo lançará em breve um programa de banda larga para conectar todas as 138 mil escolas públicas do país. Essa iniciativa busca garantir um ensino mais inclusivo e igualitário, proporcionando acesso à tecnologia educacional para todos os alunos.
A Unesco enfatiza a importância de os sistemas educacionais priorizarem os melhores interesses dos estudantes, utilizando a tecnologia de maneira complementar à interação com os professores. Com uma abordagem equilibrada e consciente, é possível utilizar a tecnologia como uma aliada no processo educacional, beneficiando os estudantes e aprimorando a aprendizagem.
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