Quase 84% da população brasileira foi recenseada pelo IBGE no Censo 2022. Quem ainda não respondeu a pesquisa deve ligar para o número 137
Pedro Miranda Publicado em 28/12/2022, às 20h47
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma prévia do Censo 2022 que indica que a população brasileira alcançou 207 milhões 751 mil habitantes. Esse número é maior do que a população de 2010, que agora aumentou 17 milhões. O IBGE usou dados do censo de 2022 até 25 de dezembro para criar um modelo estatístico que juntou a população contabilizada.
Esse método foi usado para estimar locais que não foram pesquisados. Segundo o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, as informações fornecidas são as mais próximas da realidade. Os dados já foram entregues ao Tribunal de Contas da União e serão usados na divisão do Fundo de Participação dos Municípios.
O fundo é a forma de repasse de recursos da União aos municípios brasileiros, cujo percentual depende, entre outros fatores, do percentual de moradores estimado pelo IBGE a cada ano. Cada cidade tem direito a uma fatia de verba correspondente à sua quantidade de habitantes.
+++ Afinal, quem vai passar a faixa de presidente para Lula? Veja programação
Até agora, 83,9% da população foi recenseada pelo Censo 2022, o equivalente a 180 milhões de pessoas, e em mais de 79% dos municípios as coletas foram concluídas. O principal desafio está nas grandes cidades. Por exemplo, em São Paulo, onde vivem cerca de 12,2 milhões de pessoas, apenas 64,67% dos domicílios projetados foram recenseados.
As taxas no Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte também estão em torno de 70%. Uma das estratégias para agilizar o trabalho é o Disque Censo, uma central que está sendo implantada nos municípios.
Quem ainda não respondeu a pesquisa deve ligar para o número 137 para conferir se seu domicílio realmente não foi recenseado e agendar a visita de um pesquisador.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil