Estudo realizado pela organização IQAir revela as cidades mais poluídas do mundo, dos 100 centros urbanos, a maioria estão na Índia, China e Paquistão
Jean Albuquerque Publicado em 13/11/2022, às 13h39
As cidades mais poluídas do mundo mudam o cenário urbano e influenciam a rotina da população, além de afetar a saúde dos seus moradores, como problemas respiratórios, doenças do coração e câncer, acidente vascular cerebral (AVC) e agravar o quadro de pacientes com doenças já pré existentes.
Um levantamento realizado pela organização IQAir, aponta que os países China e Índia são os que apresentam maior índice de poluição no ar em 2022. Esse dado alarmante quer dizer que, das 100 cidades mais poluídas do mundo, 46 são indianas, 42 são chinesas e 6 paquistanesas.
+ Feriados prolongados em 2023 será o maior dos últimos anos. Veja datas
A capital indiana, Nova Delhi, ficou em 10º lugar com um índice de 84,1. No entanto, conquistou o primeiro lugar no ranking entre as capitais. Dhaka, capital de Bangladesh, ficou em segundo lugar com 77,1, enquanto Ulaanbaatar, Mongólia, completou os três primeiros postos com um índice de 46,6.
Entre os países mais poluídos, a Índia ocupa o terceiro lugar com um índice de 51,9. Perde apenas para Paquistão (59,0) e Bangladesh (77,1) ocupando o primeiro lugar. A China ocupa o 14º lugar com um índice de 34,7.
A poluição do ar continua sendo um dos maiores riscos à saúde, segundo observou a pesquisa. O estudo também mostra que a má qualidade do ar é responsável por cerca de 7 milhões de mortes prematuras a cada ano, mais de 3 milhões delas crianças.
Ainda de acordo com o levantamento, a estimativa é de que a poluição irá custar à economia anualmente o valor de US$ 2,9 trilhões de dólares por conta da emissão de combustíveis fósseis que contribuem para inúmeros problemas ambientais considerados graves.
+ Copa do Mundo 2022: conheça as cervejas mais premiadas do Brasil para reunir os amigos
* Com informações do Poder 360
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil