Para viabilizar o projeto, serão necessárias intervenções significativas na cidade. Prédios da nova sede administrativa devem começar a ser erguidos em março de 2025
Pedro Miranda Publicado em 28/03/2024, às 00h09
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27) um ambicioso plano de transferir sua sede administrativa do Morumbi para o Centro da capital paulista. Sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas, a mudança marca uma nova fase para a administração estadual.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Prevê-se um investimento inicial de R$ 4 bilhões para a construção de 12 prédios na região dos Campos Elíseos, que abrigarão o gabinete do governador e as 28 secretarias do estado. Para viabilizar o projeto, serão necessárias intervenções significativas, incluindo a realocação do Terminal Princesa Isabel e a desapropriação de 230 imóveis residenciais.
O governador Tarcísio enfatizou a importância de proporcionar compensações adequadas às famílias afetadas, seja por meio de indenizações ou projetos habitacionais prioritários. Além disso, o processo conta com o apoio do prefeito Ricardo Nunes, que propôs a doação da Praça Princesa Isabel para o governo estadual.
Uma Declaração de Utilidade Pública foi assinada pelo governador, conferindo ao poder público o direito de desapropriar a área em torno do Palácio dos Campos Elíseos, para fins de interesse público. O objetivo é revitalizar o Centro da cidade, trazendo de volta a circulação de pessoas e incentivando a habitação de interesse social e de médio padrão.
Áreas que serão desapropriadas para a nova sede administrativa de São Paulo — Foto: Reprodução/GESP
A transferência do comando de policiamento da capital para a região central está entre os planos em andamento. Na futura sede administrativa, os mais de 22 mil funcionários públicos que trabalham nos gabinetes e secretarias do governo terão suas áreas de trabalho reduzidas de 35 m² para aproximadamente 8 m².
O projeto arquitetônico para a nova sede administrativa será escolhido por meio de um concurso, com o vencedor definido em agosto. A empresa responsável pelas obras será contratada ainda este ano, com previsão de início das construções em março de 2025 e entrega prevista para 2028 ou 2029.
O Palácio dos Bandeirantes, localizado na Zona Sul de São Paulo, permanecerá como residência, gabinete do governador e sede das secretarias mais próximas, incluindo Comunicação, Casa Militar e Casa Civil.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil