Concurso GCM SP: prefeito de São Paulo autoriza nomear mais 500 aprovados

O concurso GCM SP (Guarda Civil Metropolitana de São Paulo), promovido em 2022, vai chamar mais aprovados, ultrapassando o número de vagas ofertadas quando da publicação do edital

Mylena Lira   Publicado em 28/03/2023, às 16h38

Divulgação

O concurso GCM SP (Guarda Civil Metropolitana de São Paulo), promovido em 2022, vai chamar mais aprovados, ultrapassando o número de vagas ofertadas quando da publicação do edital. O prefeito Ricardo Nunes assinou autorização para nomear 500 novos guardas, além dos 1.000 que já estão em treinamento atualmente.

O anúncio foi feito ontem (27) durante a entrega de 271 viaturas para renovar a frota da GCM. “A gente vai cada vez mais reforçar a nossa Guarda Civil Metropolitana e a Secretaria de Segurança Urbana, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Nós temos que sempre buscar o reconhecimento da população ao nosso trabalho, isso demonstra que estamos no caminho correto. Nós estamos aqui para servir a população”, completou.

Os convocados pelo processo seletivo vão ingressar na corporação como guarda de 3ª Classe, cargo que paga remuneração inicial de R$ 3.750,00 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. Além disso, são fornecidos benefícios aos servidores públicos municipais.

O concurso GCM SP tem validade de dois anos, contados da data de homologação, que ocorreu em 19 de novembro de 2022. Esse prazo, porém, pode ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração pública. Sendo assim, pode permanecer válido até novembro de 2026. Até lá, novos aprovados podem ser convocados.

Para ser aprovado, o candidato precisou passar por seis tipos de avaliação:

Distribuição da nova frota

A iniciativa visa modernizar a frota da Guarda Civil Metropolitana, melhorando a sua infraestrutura e, assim, oferecendo mais apoio técnico aos guardas. A renovação foi iniciada e toda a frota será substituída. Por estarem em regime de locação, a cada período de renovação dos contratos, os automóveis da GCM são trocados.

Os veículos serão distribuídos entres as Inspetorias Regionais dos 5 Comandos Operacionais e as Inspetorias Especializadas da Guarda, como a Inspetoria do Canil, Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO), Inspetoria de Defesa das Mulheres e Ações Sociais e Inspetoria (IDMAS) de Operações Especiais (IOPE).

+++Acompanhe as principai notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

concursos publicos concursos abertos Sociedade Brasil