O concurso IBGE oferece mais de 206 mil vagas para os cargos de recenseador e agente censitário (supervisor e municipal)
Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br Publicado em 03/01/2022, às 14h08
Nesta segunda-feira (03), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o número prévio de inscritos no concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para os cargos de recenseador e agente censitário para realização do Censo Demográfico. Segundo a banca organizadora, o certame já recebeu as inscrições de cerca de 650 mil inscritos para preencher 206.891 vagas temporárias.
O número de inscritos na seleção para órgão de pesquisas foi considerado relativamente baixo, dado a quantidade de vagas oferecidas. Por isso, as inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de janeiro.
Quer estudar para o IBGE com um descontão? Clique aqui para aproveitar!
Contudo mesmo com este cenário, o concurso IBGE já é um dos maiores da história e pode superar a sua própria marca de quinto maior concurso de todos os tempos.
Atualmente, o Brasil apresenta uma recuperação econômica após o estouro do número de casos de covid-19, mas a taxa de desemprego ainda segue alta. Assim, PSS (Processo Seletivo Simplificado) é uma alternativa para as pessoas conseguirem uma renda durante o Censo Demográfico 2022.
Para se ter uma ideia da quantidade de inscritos, ainda que considerada baixa, ultrapassou a quantidade de pessoas que participaram do último concurso da Polícia Federal, realizado no 1º semestre do ano passado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou, em fevereiro, que mais de 450 mil pessoas participaram da seleção, que oferecia 1,5 mil vagas para agente, escrivão, delegado e papiloscopista.
O último concurso IBGE para Censo Demográfico 2010 ofereceu 191,97 mil vagas de recenseador e agente censitário. De acordo com o Cesgranrio, banca organizadora da seleção na época, cerca de 1,05 milhão de pessoas se inscreveram.
Com o adiamento das inscrições aliado com uma economia com problemas, a expectativa é de que o concurso IBGE ultrapasse a marca de 1 milhão de inscritos e se torne o quinto maior concurso da história do Brasil.
O quarto maior concurso da história foi realizado em 2015 para as carreiras de analista e técnico previdenciários via concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O processo seletivo reuniu 950 vagas, com salários de até R $7,8 mil, e contou com 1,08 milhão de pessoas inscritas. Em números absolutos, abrangendo os dois cargos em disputa, a concorrência foi de 1.145 concurseiros por vaga.
Na terceira colocação ficou o concurso dos Correios realizado em 2011. A seleção disponibilizou 9.190 vagas com mais de 1,12 milhão de inscritos, numa relação de 121,9 candidatos por vaga, considerando todas as carreiras oferecidas.
Em 2014, o segundo maior concurso da história do Brasil foi para a Caixa Econômica Federal. Olha que o processo seletivo era para apenas cadastro reserva. A seleção era para o cargo de técnico bancário, que exigia somente ensino médio, com salário de quase R$ 3 mil. Segundo o banco estatal, cerca de 1,15 milhão de pessoas participaram do certame.
O maior concurso da história foi realizado em 2021. O concurso do Banco do Brasil tinha oferta de 4,4 mil para cargos de níveis médio e superior em todo o país. De acordo com a Fundação Cesgranrio, mais de 1,64 milhão de pessoas se inscreveram no certame.
concursos concursos publicos concursos abertosO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais