Conheça como funciona 6 golpes bancários e evite perder dinheiro

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou como funcionam seis golpes bancários e reforça a necessidade de se prevenir contra as fraudes. Saiba como

Mylena Lira   Publicado em 23/01/2024, às 16h26

Divulgação

A segurança bancária é uma preocupação constante e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou como funcionam seis golpes bancários para reforçar a conscientizacão da população sobre os riscos e práticas adotadas pelos golpistas.

A entidade destaca a importância de ficar alerta e adotar medidas preventivas para evitar ser vítima dessas artimanhas e acabar perdendo dinheiro. Caso caia em algum dos golpes, a orientação é notificar imediatamente o banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, "como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso. Também deve se fazer um boletim de ocorrência", ressalta a Febraban

Outra recomendação da entidade “é desconfiar de promessas de vantagens exageradas. E jamais depositar dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir o negócio’. Caso receba uma proposta aparentemente vantajosa e atrativa, o consumidor não deve confirmar a operação na hora.”

+Alerta de saúde: nova variante da Covid-19 é identificada no Brasil

 

Golpes bancários: conheça e não caia neles

Abaixo, listamos seis golpes que estão em evidência, segundo a entidade.

Golpe do Falso Funcionário:

Golpe do 0800:

Golpe do Acesso Remoto:

Golpe do Falso Brinde ou Presente:

Golpe de Engenharia Social com WhatsApp:

Golpe do Falso Leilão/Vendas:

A Febraban reforça que a prevenção é a melhor forma de combater os golpes bancários. Em caso de dúvida, os correntistas devem entrar em contato com os canais oficiais de seus bancos. A conscientização é a chave para proteger as finanças e garantir a segurança nas transações bancárias.

Dicas contra golpes digitais

Veja a seguir outras nove dicas fornecidas pela Febraban:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil