Conta de luz pode ficar 5% mais cara em 2023; entenda

Em 2022, a conta de luz sofreu um reajuste acima de 11% por conta da crise hídrica no biênio de 2021/22 e da inflação alta

Victor Meira   Publicado em 25/11/2022, às 23h49

Aneel

Ao que tudo indica a conta de luz deverá ficar mais cara em 2023. A informação é de uma estimativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) com base nos cálculos previstos para reajustes tarifários. A expectativa é que as contas tenham uma variação média de 5,6%. 

Além disso, os dados foram divulgados na última quinta-feira (24) pelo grupo de Minas e Energia do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. 

+Candidata de concurso público perde vaga por cota racial na justiça; veja o caso

A Aneel aponta que o reajuste varia de região para região, visto que ele depende da política de preços das distribuidoras. Com isso, projeção da equipe de Minas e Energia é que o reajuste obedeça a seguinte ordem: 

A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, informou a agência.

Se a conta de luz ficará mais cara em cerca de 5% no ano que vem, em 2022, o reajuste médio da tarifa de energia elétrica foi de 11,35%. Apesar do governo federal ter cortado impostos no segundo semestre, a crise hídrica, que iniciou em meados de 2021 e foi até abril de 2022, contribuiu para o aumento da conta de luz. 

Um levantamento da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) mostra que a conta de luz é um dos principais gastos para 67% dos brasileiros. 

+Lesão de Neymar é confirmada e ele está fora do próximo jogo do Brasil

A mesma pesquisa ainda diz 72% das pessoas abriram mão de outros itens para conseguir pagar a conta de luz por conta do reajuste neste ano. Além disso, o estudo relata que nos últimos 12 meses, 44% dos brasileiros deixaram de pagar em dia uma conta de luz. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil