Crise?! SP registra recorde de abertura de empresas; Confira

Em setembro, Estado de São Paulo teve 23.205 novas empresas que abriram as portas. Veja principais setores que impulsionou o crescimento

JC Concursos   Publicado em 02/10/2020, às 15h30 - Atualizado às 16h19

Divulgação - EBC

Resumo da notícia

1. SP registra novo recorde histórico de abertura de empresas no estado;

2. Setembro teve 23.205 novos cadastros de pessoas jurídicas, nos 645 municípios paulistas;

3. JUCESP também apontou o menor número de encerramentos de empresas nos últimos dois meses;


O estado de São Paulo registrou em setembro um recorde histórico de abertura de empresas. Segundo a Junta Comercial, no mês passado foram cadastradas 23.205 novas empresas jurídicas no estado, maior marca alcançada desde 1998, quando teve início a série histórica.

Em agosto, foram abertas 22.825 novas empresas, o que já representava o maior número em 22 anos. Em setembro do ano passado iniciaram atividades 20.514 novas empresas.

Esta é a quinta alta seguida na abertura de empresas em São Paulo desde abril, mês que mais sofreu os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Quais setores estão em expansão?

A maior parte das empresas abertas (31%) é do setor de comércio, veículos automotores e bicicletas, mas houve também abertura grande de empresas prestadoras de atividades profissionais, científicas e técnicas (12%) e de atividades administrativas e serviços complementares (11,3%).

Segundo a Junta Comercial, setembro também registrou o menor número de encerramentos de empresas dos últimos dois meses, com 9.859 baixas. Com isso, o estado contabiliza o maior saldo líquido anual: 13.346, o que significa que, entre o total de empresas abertas e o total de empresas, o estado ainda teve um saldo positivo.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, o recorde evidencia que a recuperação econômica no estado tem sido mais rápida do que o esperado.

“Este é um bom sinal que demonstra a gradual recuperação econômica do estado de São Paulo, após o pior período da economia no Brasil e no mundo, diante da pandemia da covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus]. Em setembro, o saldo positivo, entre empresas que abriram e fecharam as portas, é quase 30% superior ao mesmo período de 2019. É a maior abertura de novas empresas na história de São Paulo”, disse Doria.

Veja entrevista concedida hoje (02/10) pelo governador Doria.

 

Quais os custos para abrir uma nova empresa?

Em razão da pandemia do coronavírus, a JUCESP dispensou o pagamento da tarifa para abertura de novas empresas no estado. A medida faz parte do plano de retomada econômica para impulsionar ainda mais o empreendedorismo e estimular a economia, atenuando os impactos na geração de emprego e renda. A medida tem validade até o dia 23 de outubro e contempla todos os tipos jurídicos de empresas.

Com informações da Agência EBC Brasil - Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

empregos estágios aprendiz vagas de trainee

Leia também

Concurso Correios: PL suspende estudo sobre privatização; CONFIRA
Concurso PM SP será prioridade, diz vice-governador; edital pronto
Auxílio emergencial de R$ 300: lote disponível para nascidos em janeiro; confira
Chilli Beans inaugura lojas e abre 300 novas vagas de emprego
Concursos públicos: fique por dentro das novidades desta quinta-feira (1)