Eleições 2022: 11 cidades oferecem ônibus grátis para votação neste domingo (2)

Por conta das eleições 2022, pelo menos 11 cidades oferecem transporte gratuito para quem for votar neste domingo (2). Em alguns locais, haverá reforço da frota. Veja onde

Mylena Lira   Publicado em 02/10/2022, às 08h00

Divulgação

Mais de 155 eleitores devem ir às urnas neste domingo, 2 de outubro, para escolher novos representantes para cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governados e presidente, nesta ordem. Por conta das eleições 2022, pelo menos 11 cidades vão oferecer transporte gratuito para quem for votar.

No Brasil, o voto é obrigatório para quem é alfabetizado e tem entre 18 e 70 anos, conforme prevê a Constituição Federal. Logo, é facultativo para pessoas analfabetas, jovens de 16 a 18 anos incompletos e para idosos acima de 70 anos.

Antes de indicar onde é possível se deslocar sem pagar nada para ir e voltar da seção eleitoral, vale ressaltar que o horário de votação foi unificado no país pela primeira vez: das 8h às 17h, de acordo com o horário de Brasília.

Assim, em estados com fuso horário diferente os locais de votação vão abrir mais cedo e encerrar mais cedo ou até mesmo começar mais tarde e ir até depois. É o caso, por exemplo, do Acre. Em Rio Branco, a votação terá início às 6h e os ônibus vão começar a circular às 3h30.

+Qual é a diferença entre voto branco e voto nulo? Eles vão para o partido?

Proibido tirar ônibus de circulação

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o transporte público deve ser mantido em níveis normais durante o domingo das eleições 2022. As prefeituras não podem retirar ônibus de circulação para não prejudicar quem deseja ir votar.

Além disso, de acordo com decisão de Barroso, as cidades que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores devem manter a medida. “Não há razão para que os municípios que, nas últimas eleições, já executavam alguma política pública de gratuidade no dia do pleito deixem de fazê-lo”, ressaltou.

+O que é boca de urna? Veja ações proibidas no dia da votação

Cidades com ônibus grátis nas eleições 2022

Confira abaixo a relação de 11 capitais que vão disponibilizar ônibus de forma gratuita para os eleitores irem votar hoje nas eleições 2022:

Além disso, algumas localidades vão aumentar a frota neste domingo. No Grande Recife, por exemplo, haverá reforço da frota, com pelo menos 1.257 veículos em operação e 370 linhas circulando na região. Já Maceió terá um incremento de 50% nas linhas de transporte coletivo das 7h às 18h.

Em Natal, os eleitores contarão com reforço da frota e tarifa mais barata. Será aplicada a Tarifa Social de Transporte que estabelece um desconto de 50% no valor da passagem para as viagens urbanas. Para acessar o benefício, é necessário ter o cartão Vamu, na modalidade Cidadão.

A prefeitura de Rio Branco também irá aumentar a quantidade de ônibus nas regionais com os maiores colégios eleitorais. Quem vota em Porto Velho terá à disposição os 88 ônibus, que é a frota integral do município. Em Aracaju, haverá reforço da frota, com inclusão de viagens extras.

Em Boa Vista, todas as linhas de ônibus vão operar com 100% da frota. Isso significa que estarão em circulação 30% a mais da frota que costuma rodar aos domingos. O mesmo ocorrerá no Rio de Janeiro, que vai disponibilizar toda a frota usada nos dias úteis.

Na capital paulista, a frota de ônibus será reforçada com cerca de 2 mil veículos e capacidade equivalente à dos sábados. As cinco linhas operadas pela CPTM (trens) funcionarão com intervalos médios de dez minutos, mas poderão ser reforçados de acordo com a demanda. No Metrô, as linhas funcionarão normalmente, das 4h40 à meia-noite.

Em Cuiabá, será cobrada tarifa normalmente, mas haverá reforço da frota de transporte público coletivo a partir das 5h até o final da votação. Por fim, a frota de Curitiba será ampliada considerando a mesma tabela de horário do sábado.

*com informações da Agência Brasil

+++ Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil