A última pesquisa Ipec divulgada ontem, revela que Lula (PT) tem chance de ganhar as eleições 2022 no primeiro turno. Entenda o que é preciso para que isso ocorra
Mylena Lira Publicado em 20/09/2022, às 18h32
Faltam apenas 12 dias para os brasileiros irem às urnas eleger o novo presidente do Brasil. Os candidatos com melhor colocação nas pesquisas eleitorais são o ex-presidente Lula (PT) e Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. O petista, porém, está na frente e tem chance de ganhar no 1º turno das eleições 2022.
Mas, afinal, o quantos votos são necessários para o candidato à presidência sair vencedor já no primeiro escrutínio? Segundo a última pesquisa Ipec, divulgada na noite de ontem (19), Lula tem 47% das intenções de voto, contra 31% do ex-capitão do Exército - uma diferença de 16 pontos percentuais.
Porém, a pesquisa revela que o petista tem 52% dos votos válidos, obtidos após a exclusão dos votos nulos, brancos e a quantidade de indecisos que ainda não sabem quem vão escolher. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, portanto Lula pode ter de 50% a 54% dos votos válidos no atual cenário.
+Rede 5G em todas as capitais: saiba o que muda com a chegada da nova tecnologia
Neste ano, cerca de 156 milhões de eleitoras e eleitores poderão votar. Para ganhar no primeiro turno, não basta o candidato receber mais votos do que o segundo mais votado. É preciso obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos).
Dito de outra forma, ele precisa ter 50% dos votos mais 1, conforme critério da maioria absoluta de votos, característico do chamado sistema eleitoral majoritário de dois turnos, previsto na Constituição Federal.
Sendo assim, com o percentual indicado na mais recente pesquisa Ipec (52%), Lula venceria já no 1º escrutínio, sem necessidade dos brasileiros comparecerem às urnas no dia 30 de outubro. Porém, caso receba menos do que a metade dos votos válidos (49%, por exemplo), terá de concorrer no 2º turno, caso seja um dos dois mais votados.
+Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: veja nova previsão para início
O voto é obrigatório no Brasil, mas apenas para quem tem de 18 a 70 anos e é alfabetizado. Portanto, cidadãos com idade entre 16 e 17 anos ou acima de 70, além dos analfabetos, votam se quiser apenas, pois é facultativo nesses casos. Nas eleições 2022 será preciso escolher:
Vale ressaltar que, pela primeira vez, o horário de votação foi unificado em todo o país. As seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília (DF), desde que não haja eleitores na fila. Estados com fuso horário diferente da capital terão de se adequar.
Outra novidade é a determinação de entrega dos celulares ou equipamentos de transmissão, gravação ou filmagem aos mesários, junto com o documento de identificação, antes de se dirigirem à urna eletrônica. Os aparelhos devem ser desligados e quem descumprir a regra será impedido de votar.
A medida visa evitar o uso na cabine de votação. Porém, continua permitido levar aquela colinha eleitoral com o número dos candidatos para não esquecer ou digitar errado na urna. Sem falar que a cola torna mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, além de contribuir para reduzir as filas de votação.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil