Eleições presidenciais: Lula vence na Austrália com 63%; Bolsonaro ganha no Japão

Por conta do fuso horário adiantado, as eleições presidenciais já foram encerradas nos seguintes países: Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia e Austrália. Veja quem ganhou em cada um

Mylena Lira   Publicado em 30/10/2022, às 09h32

Divulgação

Por conta do fuso horário adiantado, as eleições presidenciais já foram encerradas nos seguintes países: Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia e Austrália. Neste último, Lula (PT) venceu com 63% dos votos: foram 2.970 para ele contra 1.688 para Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

O petista também levou a melhor na Coreia, onde recebeu 126 votos e o candidato do Partido Liberal apenas 70. A maioria dos eleitores na Noza Zelândia (353) votaram em Lula também. Bolsonaro recebeu 132 votos. No entanto, o atual presidente venceu no Japão.

Os resultados são dos boletins de urnas, que funcionam como uma espécie de extrato da urna eletrônica após encerrar a votação. Ele mostrar quantos votos cada candidato recebeu naquela seção eleitoral, naquela urna eletrônica, naquele dia de votação.

Portanto, na prática, o BU é a apuração dos votos daquela urna, que é feita automaticamente, ali mesmo na seção eleitoral, diante de quem quiser assistir, sem nenhuma interferência humana. Ele traz, obrigatoriamente, um QR Code, que é um código quadrado em preto e branco no fim da tira de papel que pode ser lido com a câmera do celular.

Depois de ler esse código, o eleitor pode acessar o aplicativo Boletim na Mão, que confirma que aquele documento é autêntico e que foi emitido por uma urna eletrônica verdadeira.

Este ano bateu o recorde de brasileiros aptos a votar no exterior, onde foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar fora, aumento de 39,21% em relação às eleições gerais anteriores, em 2018.

+Pesquisas eleitorais 2022: quem mais errou no primeiro turno? Veja

Eleições presidenciais: resultado oficial

O Superior Tribunal Eleitoral (TSE) só vai divulgar o resultado oficial dos votos a serem apurados neste domingo (30) a partir das 17h do horário de Brasília, de acordo com regra aprovada por unanimidade pelo TSE, em dezembro de 2021. Os resultados poderão ser acompanhados pelo sistema Resultados, com versões para celular (na Play Store ou na Apple Store) e para computador.

Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições gerais, no segundo turno a hora de votação será unificada, o que significa que a votação ocorrerá das 8h às 17h pelo horário de Brasília. Cidades com fuso horário diferente devem se adequar, iniciando mais cedo ou mais tarde e finalizando antes ou depois, por conta de fuso horário diferente do de Brasília. São elas:

++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Sociedade Brasil