De acordo com um levantamento do Inep, 45% dos estudantes que consultaram as notas do Enem 2020 conseguiram o acesso ao site
Redação Publicado em 30/03/2021, às 09h41
Na última segunda-feira (29), o site do Enem apresentou instabilidade após o Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberar o acesso às notas do Enem 2020. A dificuldade dos alunos acessarem os resultados das notas ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais.
Em uma nota oficial divulgada, inclusive no Twitter, o Inep informou que a Página do Participante no site do Enem está apresentando “lentidão na autenticação no Acesso Gov.br, o que permite ao estudante verificar as informações na página.”
O Inep liberou, às 18h desta segunda-feira, 29 de março, os resultados individuais dos participantes do Enem 2020. No entanto, a Página do Participante está apresentando lentidão na autenticação no Acesso https://t.co/33ZdNOCfz6. Confira a nota de esclarecimento do instituto. pic.twitter.com/J0dGSxspiT
— Inep (@inep_oficial) March 30, 2021
Conforme o Inep, a inconsistência técnica impacta o acesso dos estudantes ao portal. Aproximadamente 45% dos estudantes estão conseguindo acessar normalmente seus dados e conferir a nota do Enem, entretanto os demais apresentam “dificuldades devido à lentidão do sistema”.
O Inep informou que especialistas identificaram a causa do problema e estão “empenhados em solucionar a situação até o fim da noite”.
*trechos com reprodução Agência Brasil
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.