Enem 2020: último dia de inscrições para estudantes de todo o Brasil

O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 27/05/2020, às 09h09 - Atualizado às 09h11

Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrará nesta quarta-feira, 27, o prazo de inscrições para as versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

O acesso deve ser feito por meio da Página do Participante (https://enem.inep.gov.br). Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permanece R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

A estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br), com acesso pelo computador ou celular. Vale destacar que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.

Enem 2020: prova adiata e sem data por enquanto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), decidiu no último dia 20 de maio, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) será adiado de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais, publicados em março deste ano. As novas datas não foram divulgadas.

Vale lembrar que a decisão ocorre depois de o Governo Federal enfrentar questionamentos judicias cobrando o adiamento da prova por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19, já que levaram escolas públicas e privadas a suspender suas aulas presenciais. Confira todos os detalhes clicando aqui.

enem

Leia também

Confira 10 dicas para estudantes em tempos de quarentena
Enem 2020 é adiado pelo Ministério da Educação; novas datas não foram divulgadas
Enem 2020 já tem 3 milhões de inscritos; prazo vai até sexta-feira (22)
Fatec 2020: datas alteradas do processo seletivo para o segundo semestre
Vestibulinho Etec 2020: veja a lista de classificação geral

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.