Enem 2022: LIBERADO o calendário do Sisu 2023; confira

Foi liberado o calendário para o Sisu 2023, que serve como porta de entrada para universidade públicas com a nota do Enem

Victoria Batalha   Publicado em 30/11/2022, às 09h27 - Atualizado às 09h35

Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário oficial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023), Programa Universidade Para Todos (ProUni 2023) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) aconteceram nos dias 13 e 20 de novembro. O gabarito oficial encontra-se disponível desde o dia 23 de novembro no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Sisu é a porta de entrada para as instituições públicas de ensino superior em todo o país. O sistema de seleção abre duas vezes ao ano, durante o início e fim. Já o ProUni é uma maneira de estudantes de baixa renda entrarem em faculdades particulares, com toda a graduação custeada pelo programa. O Fies é o sistema de financiamento para estudantes em instituições não gratuitas.

Confira o calendário de 2023

Sisu
Inscrições: de 28 de fevereiro até 3 de março;
Resultado: 7 de março

ProUni
Inscrições: de 7 março até o dia 10 de março;
Resultado: 14 de março (1ª chamada) e 28 de março (2ª chamada)

Fies
Inscrições: 14 de março até 17 de março
Resultado: 21 de março

Como funciona a correção do Enem 2022

O resultado oficial das notas do Enem 2022 será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023. O gabarito oficial foi publicado no último dia 23 de novembro.

O sistema de correção utiliza o método “antichute” chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Mesmo que dois candidatos acertem a mesma quantidade de questões, as notas serão diferentes. Isso porque é avaliado a dificuldade, número de acertos e erros de cada questão.

Por exemplo, caso o estudante acerte as questões mais difíceis e erre as consideradas fáceis, o método TRI irá interpretar que o candidato chutou as questões. Desta forma, a nota será inferior em relação ao estudante que acertou questões fáceis e errou as mais complexas.