Os portões dos locais de provas do Enem 2022 serão, em ambos os dias, fechados às 13h e o exame iniciará às 13h30
Douglas Terenciano Publicado em 31/10/2022, às 10h13 - Atualizado às 10h18
Faltando menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), já que as provas serão aplicadas em dois domingos, dias 13 e 20 de novembro. Os portões dos locais de provas serão, em ambos os dias, fechados às 13h e o exame iniciará às 13h30.
Os estudantes terão cinco horas e meia, no primeiro dia, para responder a 90 questões das provas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de escrever uma redação de até 30 linhas.
No segundo domingo, os participantes do Enem 2022 contarão com cinco horas para finalizar as provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Levando em consideração que ainda não há uma data certa para o resultado do Enem ser divulgado, a previsão é de que as notas sejam divulgadas em janeiro de 2023. Por meio da página do participante ou do aplicativo do Enem, os participantes poderão consultar suas notas.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a prova para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
+++ Acompanhe todas as informações sobre o Enem 2022, incluindo o edital completo e conteúdo programático, na página específica do JC Concursos para o novo Exame Nacional do Ensino Médio.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.